Homenagem

Bebês internados em UTI Neonatal ganham ensaio fotográfico de Páscoa

Registros alegraram profissionais e familiares que convivem com os bebês da UTI Neonatal do HUB. O registro foi realizado no domingo de Páscoa

Rafaela Martins
postado em 18/04/2022 23:46 / atualizado em 18/04/2022 23:46
 (crédito: Reprodução/Aleida Carvalho)
(crédito: Reprodução/Aleida Carvalho)

Uma exposição fotográfica encantou familiares e profissionais que estão diariamente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), no domingo de Páscoa (17/4). Com objetivo de amenizar a apreensão vivida no local, a equipe de saúde organizou um ensaio fotográfico, e os bebês foram os modelos.

Como a pandemia da covid-19 não terminou, as visitas na unidade estão bem restritas, declarou a chefe do setor, Janayna Bispo. “A gente resolveu fotografar os bebês, confeccionamos os adereços e os pais gostaram bastante. No geral, as mães ficaram emocionadas porque até então elas não tinham recordações dos seus filhos. Por conta da covid-19, as visitas na nossa unidade ainda são bem restritas, então isso também pode ser considerado um registro de superação”, falou Janayna.

A chefe também ressaltou que as iniciativas são realizadas sempre em datas comemorativas, para que as atividades do mundo externo possam se conectar com o que é desenvolvido pelo hospital. “O ensaio foi uma iniciativa da própria equipe, pois em todas as datas comemorativas nós tentamos humanizar ainda mais nossa assistência. É importante trazer para os pais um pouco do mundo lá fora. Sempre tentamos fazer com que as internações dos bebês sejam minimizadas com doses de carinho”, completou.

Esperança

As imagens do feriado foram captadas pela psicóloga da unidade, Aleida Carvalho, e apresentada aos pais durante o café da manhã. “A gente desenvolve essas atividades com os bebês e com os pais para estimular o vínculo entre eles e para que tenham estes momentos felizes e alegres em datas tão especiais”, explicou a enfermeira Erica Gabriel.

Ficam internados na UTI Neonatal recém-nascidos que demandam cuidados intensivos. É o caso dos nascidos de partos prematuros, como a pequena Maria Alice, que passou por um período de intubação e, agora, pôde participar das sessão.

“Fiquei muito feliz, por causa das fotos, do clima da Páscoa, para alegrar nossos corações. Nós estávamos tristes, passando por momentos difíceis, e nos trouxe alegria, não só para mim, como para todas as mãezinhas”, disse Viviane Silva, mãe de Maria Alice.

Maria Alice é uma das pacientes internadas na UTI Neonatal
Maria Alice é uma das pacientes internadas na UTI Neonatal (foto: Reprodução/Aleida Carvalho)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação