Feriado

Servidores da Saúde terão ponto facultativo na sexta-feira, 22/4

Secretaria de Saúde confirmou ponto facultativo nesta sexta-feira (22/4) para os profissionais da área. Motivo é o aniversário de Brasília e Dia de Tiradentes, na quinta-feira (21/4)

Pedro Marra
postado em 19/04/2022 19:01 / atualizado em 19/04/2022 19:03
Após o aniversário de Brasília, profissionais da Saúde terão dia de descanso -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
Após o aniversário de Brasília, profissionais da Saúde terão dia de descanso - (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), revogar, na noite desta segunda-feira (18/4), o decreto de calamidade pública por conta da pandemia da covid-19, a Secretaria de Saúde (SES) confirmou ponto facultativo na próxima sexta-feira (22/4) para os profissionais da área. O motivo se dá pelo feriado de quinta-feira (21/4), de Tiradentes e do aniversário dos 62 anos de Brasília.

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (19/4), o secretário da SES, Manoel Pafiadache, explicou que o motivo é para "dar um tempo e descanso aos nossos profissionais que batalharam mais de dois anos (nesta pandemia)", justificou o chefe da pasta. Diante da decisão, os hospitais e demais unidades de saúde vão funcionar em regime de plantão.

Na ocasião, também foi informado que não terá vacinação contra a covid-19 nas escolas durante o fim de semana. No DF como um todo, somente no sábado (23/4) terá pontos de imunização contra a covid-19.

Esquema vacinal contra a covid-19 no DF

Junto do secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, e do diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, Pafiadache informou que 180 mil pessoas acima de 12 anos ainda não se vacinaram com a primeira dose contra a covid-19, diante da população de mais de 3 milhões de habitantes na capital.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam a D1 no braço, o que representa 89,9% da população protegida da infecção pelo novo coronavírus. Cerca de 40 mil pessoas com mais de 12 anos ainda não retornaram para receber a segunda dose, com 2,3 milhões já imunizados.

Outras 600 mil pessoas ainda não receberam a terceira dose ou dose de reforço no braço, imunizante com 1,3 milhões de pessoas vacinadas. “Não é possível que 600 mil pessoas ainda não chegaram no primeiro reforço, e, por isso, temos que aproveitar o êxito que tivemos, para aproveitar uma cobertura vacinal mais forte”, destacou Manoel Pafiadache.

A baixa vacinação também atinge a quarta dose contra a covid-19 para idosos com mais de 70 anos. Apenas 22 mil de 130 mil no DF se imunizaram até ontem à tarde. Em relação à terceira dose, 600 mil pessoas ainda não compareceram aos postos para fazer a dose de reforço. E quando a análise é da primeira dose, os números revelam que 180 mil não tomaram uma única aplicação do imunizante contra a covid.

Diretor de Vigilância Epidemiológica Fabiano dos Anjos alerta que os estudos científicos demonstram que, com o passar do tempo, o número de anticorpos que o nosso organismo consegue produzir a partir do momento em que a gente toma a vacina diminui. “Então, é importante que essa população que está apta a retornar aos postos seja com segunda dose ou dose de reforço, saiba disso”, alerta o especialista da SES.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação