FUNCIONALISMO

Ibaneis critica reforma administrativa: "É preciso servidores estáveis"

Em entrevista ao programa CB.Poder, parceria da TV Brasília com o Correio Braziliense, governador criticou a proposta do governo federal em tramitação no Congresso

Thays Martins
postado em 19/04/2022 14:54 / atualizado em 19/04/2022 14:54
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) criticou, nesta terça-feira (19/4), a reforma administrativa proposta do governo federal que muda regras para futuros servidores e altera organização da administração pública. O texto está em tramitação no Congresso. Durante entrevista ao programa CB.Poder, parceria da TV Brasília com o Correio Braziliense, o governador afirmou ser favorável ao serviço público. 

  • Ibaneis Rocha no CB.Poder em 19 de abril de 2022 Ed Alves/CB
 

"Acredito no concurso como uma forma de dar estabilidade dentro do governo. É preciso servidores estáveis. No geral, eu sou favorável ao serviço público", disse. Nesse sentido, o governador afirmou que a reforma administrativa não seria o melhor caminho a se seguir. "A reforma administrativa tem muito a prejudicar, mas tem algumas coisas positivas", destacou. 

Segundo ele, é preciso um pouco mais de flexibilidade para o gestor público em momentos emergenciais como a pandemia, e isso a reforma poderia trazer. "Tem que dar alguma mobilidade para o gestor público para casos emergenciais", afirmou ao citar a exigência de se fazer concurso público para contratações emergenciais devido à covid-19 e a demora que isso trouxe. 

Ibaneis Rocha também afirmou que, em uma eventual reeleição, tentará mexer nos salários de algumas categorias. Segundo ele, há uma diferença salarial muito grande em algumas carreiras. "Tem carreiras que ganham muito e outras ganham pouco. Temos que fazer um trabalho para dar racionalidade. Encurtar a diferença. Já estamos fazendo estudos para retirar distorções e vamos sentar com as categorias", disse. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação