Brasília 62 anos

Tarde agitada na capital em comemoração ao aniversário de Brasília

Com programação para todas as idades, brasiliense aproveitam o dia no Eixo Cultural Ibero-americano

Renata Nagashima
postado em 21/04/2022 17:20 / atualizado em 21/04/2022 17:20
 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Show na Torre de TV. -  (crédito:  Bárbara Cabral/Esp.CB)
21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Show na Torre de TV. - (crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB)

Brasilienses em festa estão a todo vapor comemorando o aniversário da capital. Por toda a cidade, eventos agitam o feriado dos moradores do Distrito Federal. No antigo espaço Funarte de Brasília, agora denominado Eixo Cultural Ibero-americano, familiares e amigos encontram entretenimento que vai de piquenique no gramado até show com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS).

Turistas em Brasília, a família Donadelle, de São Paulo, veio especialmente para o aniversário da capital. “Nós amamos Brasília e nossa filha e netos moram aqui, então sempre que dó nós estamos aqui”, conta Margarida Donadelle, 82 anos. Ela e o marido, Nelson Donadelle, 88, estavam curtindo a fonte da Torre de TV. “É uma coisa nova, que não conhecemos e é mais tranquilo para idosos”, brinca.

A estudante Júlia Silva Cordeiro, 17 anos, aproveitou que o tio iria tocar na programação do Complexo Cultural para passar a tarde aproveitando com as primas Ananda Galvão Borges, 14, e Cecília Lopes, 11 meses. “É bom para tomar um vento, sair de casa e aproveitar mais ao ar livre. São coisas que não conseguimos fazer sempre”, afirma.

 

  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Show na Torre de TV. Bárbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Show na Torre de TV. Bárbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Na foto, Juliane, Helena, Margarida, Nelson e Nelma Donadelle na Torre de TV. Bárbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Na foto, Juliane, Helena, Margarida, Nelson e Nelma Donadelle na Torre de TV. Bárbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Na foto, Júlia Silva Cordeiro, Cecília Lopes e Ananda Galvão Borges na Funarte. Bárbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Funarte. Bárbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2022. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Aniversário de Brasília 62 anos. Show na Torre de TV. Bárbara Cabral/Esp.CB

Os pequeninos também estão aproveitando. Na Torre de TV, um espetáculo de Moana foi preparado especialmente para as crianças. A apresentação, que começou às 15h, prendeu a atenção de quem passava. Os pequenos dançavam e cantavam ao som das músicas da atração apresentada pela Cia Néia & Nando.

Após o espetáculo, é a vez dos pais se divertirem com um show do Lenine, previsto para começar às 20h. Confira a programação completa:

PLANO PILOTO

BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA – Mostra “Poema em Cartaz”, 19/4, às 11h; contação de histórias do espaço infantil e inauguração do grafite “Livro da Rua”, no dia 23/4, às 10h.

CINE BRASÍLIA – Maratona de seis filmes em sessões gratuitas nesta sexta-feira (22/4) em comemoração aos 62 anos do equipamento, nas sessões de 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. Nesta quinta (21/4), tem espetáculo comemorativo da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo.

CONCHA ACÚSTICA – Atividades diversas com exibição de filmes diversos. Shows, exposição digital de fotografias, entre os dias 21 e 24 de abril.

EIXO CULTURAL IBERO-AMERICANO – Atividades artísticas diversas entre esta quinta (21/4) e domingo (24/4), com apresentação da OSTNCS (21/4, às 20h); Festival de Orquestras Populares (22 a 24/4, das 18h às 22h), com ações lúdicas no gramado como desenhaço, piquenique cultural e atrações infantis.

ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO – Reabertura da Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, que será batizada de TT Catalão, nesta quinta (21/4), às 14h.

ESPAÇO LÚCIO COSTA – Exposição permanente “Plano Piloto de Brasília”, projetado pelo urbanista Lúcio Costa. Como uma verdadeira viagem ao tempo, o visitante tem acesso a fotos e informações históricas, além de uma grande maquete da capital federal.

ESPAÇO OSCAR NIEMEYER – “O Mestre e o Aprendiz”. Exposição de objetos e documentos pertencentes a Gervásio de Oliveira, que trabalhou como estagiário para Oscar Niemeyer no planejamento e construção de Brasília. Abertura nesta sexta (22/4), às 17h .

MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS – Início dia 19 de abril, às 10h, com festividade em comemoração ao Dia do Índio, com canto da etnia tupinambá chamado “Oração para a Lua”, com a cantora Nívia Tupinambá, seguido por workshop de pintura corporal indígena. Exposição “Artes e Cultura Indígenas” e feira étnica na área externa com shows. As atividades seguem até domingo (24/4).

MUSEU DE ARTE DE BRASÍLIA (MAB) – O Museu que comemora um ano de reabertura terá ciclo de feiras criativas no hall com ênfase em moda e gastronomia. Será lançada a versão virtual do livro do MAB “Arte e Design em Brasília: 1950 a 2022” no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, nesta quinta-feira (21/4), quando um MAB comemora um ano de reabertura.

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – Expositivo Principal: Xingu 57. Fotografias de Domiciano Pereira de Souza Dias. Mezanino, Envenenada: profanações e polimorfismo tonais, de Raquel Nava.

MUSEU DA CIDADE – Exposição permanente, com frases talhadas num mármore branco que contam a história de interiorização da capital federal, desde o século 18 até sua inauguração.

PANTEÃO DA PÁTRIA – “Brasília Museu Aberto”. Exposição digital realizada por meio de projeção mapeada de obras de ícones artísticos da história de Brasília na fachada externa do Panteão da Pátria. Nesta quinta-feira (21/4), das 19h às 22h. Há ainda exposição sobre a vida e trajetória política de Tancredo Neves, além do Livro de Aço dos heróis da pátria, o Mural da liberdade de Athos Bulcão. O público ainda vai conferir o painel Inconfidência Mineira, de João Câmara, e o vitral de Marianne Peretti.

CEIL NDIA

CASA DO CANTADOR – Festival "Circularte", festival de música brasileira, no sábado (23/4), às 19h.

NÚCLEO BANDEIRANTE
MUSEU VIVO DA MEMÓRIA CANDANGA – Reabertura da exposição Poeira Lona e Concreto (20/4, às 15h) , após restauro e higienização. Com acervo composto por edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção de Brasília, a exposição permanente narra a história da cidade, desde os projetos até a inauguração em 1960.

GAMA

MUSEU DO CATETINHO – Reabertura, nesta quinta (21/4), às 9h, da primeira residência oficial do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, durante a construção do novo Distrito Federal. O espaço ficou fechado desde o início da pandemia, em março de 2020, e agora reabre com manutenção de pintura externa e interna, limpeza do forro e troca de peças de madeira da estrutura, eliminação de orifícios no telhado, forro e paredes, revitalização do piso de pilotis, limpeza dos pisos do banheiro, num aporte de R$ 400 mil. A abertura da exposição memorial terá quarteto da OSTNCS. Em seguida, segue a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Cultural “Seu Teodoro”, com apresentação do grupo homônimo.

PLANALTINA
COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA – Exposição Via Sacra ao Vivo de Planaltina – Rumo aos 50 anos. Mostra fotográfica, figurinos, cartazes e outras peças do acervo. Abertura: dia 20/4, às 20h.

SAMAMBAIA

COMPLEXO CULTURAL SAMAMBAIA – Ação de grafite na fachada (com lançamento do edital de chamamento público dia 20/4) e apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro dentro do projeto “Clássicos nas Cidades” 19/4, às 20h.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação