Saúde pública

Secretaria de Saúde antecipa início da vacinação contra influenza e sarampo

Decisão antecipa início da imunização da influenza em uma semana, e do sarampo em quatro dias. Crianças já podem receber o imunizante

Pablo Giovanni*
postado em 27/04/2022 06:30 / atualizado em 27/04/2022 10:26
Vacinas contra sarampo e influenza estão disponíveis nos postos de vacinação -  (crédito:  Carlos Vieira/CB)
Vacinas contra sarampo e influenza estão disponíveis nos postos de vacinação - (crédito: Carlos Vieira/CB)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) decidiu antecipar o início da vacinação contra a influenza e o sarampo para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) no DF. Inicialmente, a campanha contra o sarampo teria início em 30 de abril, e a da influenza a partir de 3 de maio, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Com a nova decisão, desde esta quarta-feira (27/4), pais e filhos podem ir até aos pontos de vacinação selecionados espalhados pela capital federal para receber o imunizante.

Para que haja um maior alcance, a pasta de saúde do DF vai promover o Dia D da campanha de vacinação no próximo sábado (30/4). Para isso, novos grupos devem ser contemplados neste dia. São eles:

– Gestantes
– Puérperas
– Povos indígenas
– Professores das escolas públicas e privadas
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Pessoas com deficiência permanente
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
– Trabalhadores portuários
– Funcionários do sistema prisional
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade

Público alvo

Ao todo, a SES-DF crê que o público-alvo para imunização contra a influenza no DF é de 1.086.550 pessoas, com meta de vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Para o sarampo, a expectativa da pasta responsável é vacinar 95% de uma população de 182.357 crianças. Os pontos de saúde em funcionamento são atualizados diariamente no site oficial da Secretaria de Saúde.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação