Religião

Após dois anos, devotos retomam Trezena de Nossa Senhora de Fátima

Ao contrário dos anos anteriores, este ano, o evento ocorre no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul

Carlos Silva*
postado em 30/04/2022 06:00
O frei Reinaldo dos Santos espera que entre 1000 e 1500 pessoas compareçam à Trezena -  (crédito: Carlos Silva/CB/D.A.Press)
O frei Reinaldo dos Santos espera que entre 1000 e 1500 pessoas compareçam à Trezena - (crédito: Carlos Silva/CB/D.A.Press)

Começa neste sábado (29/4) a Trezena de Nossa Senhora de Fátima. Serão 14 dias consecutivos em que os devotos ser reúnem em orações e outras homenagens à santa. Após dois anos, finalmente os devotos podem voltar aos moldes tradicionais do encontro. Dessa vez, o evento ocorre no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, frei Reinaldo dos Santos, explicou a mudança de endereço. “Ainda é uma questão ligada à pandemia. Pela estrutura que é a Trezena, o espaço anterior da Igrejinha não nos deu segurança. Já o espaço do Santuário é mais seguro para acolher as pessoas. A igreja ocupa 1200 pessoas sentadas. Assim, optamos por usar o espaço do santuário para acolher melhor o público que vem celebrar conosco”, explica.

Pandemia e expectativa

Apesar de a realização do evento estar com protocolos sanitários menos rígidos, em razão do avanço no combate à pandemia de Covid-19, ainda é esperado que parte do público ainda esteja receoso para participar do evento. Entretanto, a paróquia não espera que isso impacte na adesão de público. A expectativa é que a paróquia receba entre 1000 e 1500 pessoas.

“Tem algumas pessoas ainda com medo, isso é realidade. Mas as pessoas estão voltando. O fato da festa ser realizada em um espaço amplo neste ano, com estacionamento grande, igreja espaçosa, estrutura totalmente acolhedora dá segurança para que os fiéis venham celebrar”, explica o frei Reinaldo.

Mesmo com o abrandamento dos protocolos de segurança, a paróquia ainda manterá o uso de álcool em gel para visitantes e organizadores do evento, bem como a higienização local. O uso de máscara é liberado para o público, porém obrigatório para os trabalhadores do evento. A aferição de temperatura também não será realizada.

Um público que vem de longe

"Me encantei com a energia da festa e os testemunhos de pessoas que chegam até mim"m diz Gisele Sampaio, participante da Trezena
"Me encantei com a energia da festa e os testemunhos de pessoas que chegam até mim"m diz Gisele Sampaio, participante da Trezena (foto: Carlos Silva/CB/D.A.Press)

Alguns fiéis têm grande expectativa no evento e vêm de longe para prestigiar o evento. Gisele Sampaio, 48 anos, é dona de uma floricultura, em Goiânia, e vem todos os anos para participar da Trezena de Nossa Senhora de Fátima, como visitante e prestando serviços de ornamentação das flores usadas nas festividades.

Gisele conta que há cinco anos participa do evento e se encantou com o acolhimento dado pela comunidade ao evento. “Minha devoção por Nossa Senhora de Fátima vem de mais tempo, mas há cinco anos me encantei com a energia da festa e os testemunhos de pessoas que chegam até mim. Aí não deixei de vir mais”, conta.

O participante mais antigo

"Sempre participei e tomei parte ativa, porque a Trezena em louvor a Nossa Senhora de Fátima tem uma sentido muito especial", diz o frei Venildo Trevizan
"Sempre participei e tomei parte ativa, porque a Trezena em louvor a Nossa Senhora de Fátima tem uma sentido muito especial", diz o frei Venildo Trevizan (foto: Carlos Silva/CB/D.A.Press)

Outro que também está empolgado para o início das festividades é o frei Venildo Trevizan, 83 anos (54 de sacerdócio), sacerdote mais antigo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Para ele, o evento tem significado especial.

“Sempre participei e tomei parte ativa, porque a Trezena em louvor a Nossa Senhora de Fátima tem uma sentido muito especial. É através dessa celebração que difundimos a devoção à Maria e temos o encontro com a comunidade e a família para expressar assim os sentimentos de louvor e gratidão”, afirma.

Uma celebração que atrai novos visitantes

A enfermeira Samara Carvalho vai participar da Trezena pela primeira vez
A enfermeira Samara Carvalho vai participar da Trezena pela primeira vez (foto: Carlos Silva/CB/D.A.Press)

A enfermeira Samara Carvalho, de 42 anos, moradora da Asa Sul, conta que se mudou para Brasília no primeiro ano de pandemia e quando chegou, frequentou mais a Paróquia Santo Antônio, mais próxima de onde mora. Porém, com a baixa nas restrições dos protocolos sanitários da Covid-19, ela passou a frequentar a paróquia Nossa Senhora de Fátima e este ano participará da trezena pela primeira vez.

“Sinto uma paz muito profunda quando estou na igreja. Esse é o primeiro ano que participo da Trezena. Estou com uma expectativa enorme por poder estar presente nesse momento para acompanhar as festividades e homenageá-la. Acho que todos deviam ter essa experiência", diz com empolgação.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima

Pastorinhos de Fátima que relataram terem visto Nossa Senhora
Pastorinhos de Fátima que relataram terem visto Nossa Senhora (foto: Reprodução/Santuário de Fátima/Joshua Benoliel)

As celebrações da trezena relembram a primeira aparição de Nossa Senhora a três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – em 13 de maio de 1917, na cidade de Fátima em Portugal. Segundo o relato das crianças – compilado no livro The Immaculate Heart: The True Story of Our Lady of Fátima, escrito pelo padre italiano John De Marchi – uma senhora “mais brilhante que o sol” apareceu diante deles e dizendo que a oração levaria ao fim da Primeira Guerra Mundial, e que em 13 de outubro revelaria sua identidade e realizaria um milagre – conhecido posteriormente como Milagre do Sol – “para que todos acreditem”.

O relato dos pastorinhos gerou debate na época por ser muito controverso. Os jornais locais noticiaram o fato, levando muitos peregrinos a visitarem o local. As crianças também foram levadas sob custódia por autoridades locais e interrogadas, pois acreditava-se que as profecias descritas tinham motivação política contra Primeira República Portuguesa, oficialmente secular, como descrito no livro When the Sun Danced: Myth, Miracles, and Modernity in Early Twentieth-Century Portugal, que analisa aspectos sociopolíticos da suposta ocorrência de milagres em Portugal.

Confira a programação da Trezena deste ano:


Dimensão social
30/04
18h - Bingo
20h - Jantar

1 a 13/05
17h30 - Abertura
Barraquinhas
Comidas Típicas
Músicas
Artigos Religiosos
Brincadeiras

Dimensão Religiosa
1 a 12/05
18h30 - Santo Terço
19h - Missas

13/05
18h30 - Santo Terço meditado em vários idiomas
Igrejinha - 6h30, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h
Santuário - 8h, 10h, 12h, 15h e 19h

*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação