Furtos

Homem é filmado furtando cabos de elevador para comprar crack e acaba preso

Na Asa Norte, um homem furtou cabos de cobre. Após investigações, suspeito foi preso e confessou ter vendido para uma loja. O acusado pode ser condenado a oito anos de prisão e o estabelecimento pode responder por receptação

Um homem foi preso por furtar fios de cobre de um elevador automotivo de um estabelecimento localizado na Quadra 708, da Asa Norte. De acordo com a 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), o autor foi preso na segunda-feira (26/4) pelo crime de furto qualificado mediante destreza após equipes da delegacia terem acesso a câmera de segurança do local que registrou todo o momento do furto, que ocorreu pela madrugada. Veja.

Segundo informações da polícia, com as filmagens, os investigadores da 2ªDP conseguiram identificar, localizar e prender em flagrante o autor do furto. Ao delegado, o homem confessou o crime e disse ter vendido os fios de cobre a uma loja. Com o dinheiro, o autor afirmou que comprou uma pedra de crack em uma invasão situada no final da Asa Norte.

O autor do furto é conhecido da Justiça, pois tem indiciamentos e condenação criminal por porte ilegal de arma de fogo. Ele pode ser condenado oito anos de reclusão.

Ainda segundo as investigações, se comprovada a compra dos fios furtados por parte do estabelecimento, o responsável pela loja pode responder pelo crime de receptação qualificada, cuja pena máxima também pode chegar a oito anos de prisão.

Prisões por furto a cabos são recorrentes

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informa que foram presas 290 pessoas por furto de cabos em todo o Distrito Federal em 2021. De acordo com a corporação, "boa parte destes criminosos são reincidentes, e alguns deles chegam a ter quatro passagens pelo mesmo crime". A Neoenergia chegou a contabilizar prejuízo de R$ 3,6 milhões em 2021, e a região campeã de casos é a Asa Norte, acompanhando do Sudoeste, Asa Sul e Águas Claras.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), no ano passado foram registradas 1.541 ocorrências de furto de cabos de transmissão de dados, telefonia e energia em todo o DF. A pasta ainda reitera que trabalha ao lado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em diversas operações com o objetivo de coibir esses crimes, sendo enquadrado em lei, no artigo 155, do Código Penal Brasileiro. 

*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira

Saiba Mais