Lembrança

Cacique do Cruzeiro lançará acervo com memórias da cultura e esporte do DF

O portal estará composto por matérias de cobertura da imprensa, entrevistas, livros, fotos, vídeos, além de legislações referentes à cultura e ao esporte

Correio Braziliense
postado em 03/05/2022 15:29
O evento de inauguração do memorial vai acontecer na Aruc, em 21 de maio. -  (crédito: Breno Fortes/CB/D.A. Press)
O evento de inauguração do memorial vai acontecer na Aruc, em 21 de maio. - (crédito: Breno Fortes/CB/D.A. Press)

O Grêmio Recreativo Carnavalesco Cacique do Cruzeiro vai inaugurar, em 21 de maio, um acervo digital para resgatar a memória cultural e esportiva do Distrito Federal. A justificativa do projeto, de acordo com a agremiação, é para preservar a trajetória de décadas de Brasília, que “ainda carece de muito incentivo”.

Com o nome ‘Memória da Cultura e do Esporte de Brasília’, o portal será lançado na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc). De acordo com o Cacique do Cruzeiro, o arquivo digital é fruto de pesquisas e acervos particulares de personalidades que fazem parte da história do DF.

Segundo a agremiação, o portal estará composto por matérias de cobertura da imprensa, entrevistas, livros, fotos, vídeos, além de legislações referentes à cultura e ao esporte. Na parte cultural, foram entrevistadas diversas personalidades como o cineasta Vladimir Carvalho, os músicos Reco do Bandolim, Rênio Quintas, a cantora Dhi Ribeiro, o jornalista cultural Irlam Rocha (do Correio Braziliense) e o fotojornalista Orlando Brito, que faleceu no início do ano.

Em relação à memória do esporte, o portal vai reunir depoimentos de atletas, gestores e treinadores de diversas modalidades esportivas, como: Célia Rejane, Lana Miranda, Rubens Cavalcante, Francisco Xavier, o jogador Jonas Foca, entre diversas outras personalidades, segundo o Cacique do Cruzeiro.

Para Hélio Tremendani, um dos idealizadores do projeto e curador do acervo, grande parte da memória da cultura e do esporte está reservada a arquivos pessoais. “Elas podem acabar perdidas no tempo, restringindo o acesso a momentos memoráveis, que marcaram não só o DF, mas também o Brasil e o mundo”, aponta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação