Imunização

Quarta dose para pessoas acima de 60 anos tem procura dentro do esperado

Na manhã desta sexta-feira (6/5), unidades de saúde da Asa Sul e da Asa Norte registraram filas, mas com pouca espera pela aplicação do imunizante

Arthur de Souza
postado em 06/05/2022 12:41 / atualizado em 06/05/2022 12:42
Na UBS I da Asa Sul, funcionários afirmaram que a procura pela vacina contra coivd-19 está dentro do esperado. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Na UBS I da Asa Sul, funcionários afirmaram que a procura pela vacina contra coivd-19 está dentro do esperado. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Na manhã desta sexta-feira (6/5), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 60 anos. A decisão foi anunciada pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (5/5).  Segundo funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Asa Sul e da Asa Norte, a procura pelo imunizante por esse público-alvo está dentro do esperado. Apesar das filas, não houve reclamação de demora.

Para a quarta dose, ou segunda dose de reforço, é necessário ter tomado a dose anterior há, pelo menos, quatro meses. É o caso de Maria da Conceição, 67 anos, que foi até a (UBS) II da Asa Norte, para garantir a aplicação.

Ela afirma que já perdeu parentes para a covid-19 e, por isso, não se arrisca. "É muito importante, acho que a gente não pode deixar de se vacinar. É fazer a nossa parte, usando máscara e tomando vacina, para que nada aconteça", alerta a moradora da Asa Norte. Maria ainda encoraja a população — que já pode tomar a quarta dose — a se vacinar. “Não tem que ter receio. Eu só tenho medo de morrer, não de tomar (o imunizante). É muito importante. Isso é um exemplo para os nossos filhos", explica.

O advogado Antônio Cândido Osorio Neto, 61, também considera a vacina contra o novo coronavírus importante. Ele afirma que tomou a quarta dose na UBS I da Asa Sul e, caso sejam necessárias outras doses, estará na fila pelo imunizante. "Se tiver 20 (doses), eu vou tomar, sem sombra de dúvidas", ressalta o advogado, destacando que segue tomando todas as precauções. "Continua sendo importante (o cuidado). Acho que o novo normal vai ser máscara e álcool em gel direto", frisa.

  • Para Antônio Cândido, que tomou a quarta dose na UBS I da Asa Sul, os cuidados devem continuar sendo tomados. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Maria da Conceição já perdeu parentes para a doença e, por isso, prefere não se arriscar. "Não podemos deixar de se vacinar", destaca. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Apesar das filas, não houve reclamação de demora na aplicação da vacina na UBS II da Asa Norte. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro do DF, 6.121.853 doses do imunizante contra a covid-19 foram aplicadas desde o começo da campanha de vacinação. Ainda de acordo com o painel, mais de 90% da população da capital federal que está apta a se vacinar tomou a primeira dose (D1).

Enquanto isso, o vacinômetro mais atual também indicou que 83,74% da população brasiliense com cinco anos ou mais está imunizada com a segunda dose (D2) — em números, quer dizer que 2.323.768 moradores do DF estão vacinados com a D2. Quanto à nova etapa, os números mostraram que 50.506 candangos tomaram a quarta dose, segundo a SES-DF.

Início da ampliação do público

Em 31 de março, a pasta anunciou que iniciaria a aplicação da quarta dose no Distrito Federal. A decisão, à época, contemplava apenas idosos com 80 anos, a partir de 1º de abril. Para que possam receber a quarta dose no DF, os cidadãos devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacinação em um dos locais de aplicação. A lista completa está disponível no site da Secretaria de Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação