crime

Médico que deformou pacientes tem registro suspenso pelo CRM

Caso ocorreu em 2018, mas o registro do médico foi suspenso em decisão publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (5/5)

Ana Luisa Araujo
postado em 06/05/2022 13:35 / atualizado em 06/05/2022 14:11
Wesley Murakami não pode exercer a medicina após a suspensão -  (crédito: Correio/Arquivo)
Wesley Murakami não pode exercer a medicina após a suspensão - (crédito: Correio/Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina suspendeu o exercício do médico que deformou rostos de pacientes em 2018 por somente 30 dias. Wesley Murakami, conhecido como Dr. Murakami, ficou conhecido depois de deformar rostos de pacientes em Brasília e Goiânia. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nesta quinta-feira (5/5). 

O homem foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na época. O suposto médico e a mãe dele, que administrava uma das clínicas, foram detidos em Goiânia. Outra mulher, responsável pela unidade de Brasília, também havia sido presa.

À época, foram cumpridos cinco mandados de busca, sendo apreendidos diversos materiais como medicamentos, prontuários e computadores. A ação recebeu o nome de Operação Dismorfia, em razão de procedimentos que acarretaram deformidades em 15 pacientes no Distrito Federal e 14 em Goiás. A operação foi desencadeada por policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf).

Em entrevista ao Correio em 4 de dezembro de 2018, uma paciente do Distrito Federal, que não quis se identificar, revelou que mais de 40 vítimas do médico, tanto do DF quanto de Goiás, montaram um grupo de WhatsApp. Todos relatam histórias parecidas. "Ele sempre indica defeitos nos pacientes para poder mexer mais. Eu só queria fazer um tratamento de celulites e ele me recomendou fazer mandíbula, boca, nariz e maçã do rosto. Como ficou muito caro, só fiz mandíbula e meu rosto ficou completamente inchado", contou.

(foto: DODF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Correio Braziliense/Arquivo
  • Foto: DODF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação