Previsão do Tempo

Segunda semana de maio terá manhãs frias e tardes com baixa umidade do ar

Temperatura mínima na capital chegou a 14ºC e a máxima pode alcançar 29ºC durante a tarde, nesta terça-feira (10/5). Clima mais frio no fim da noite e começo da manhã é característico do outono

Edis Henrique Peres
postado em 10/05/2022 11:54 / atualizado em 10/05/2022 11:59
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O outono vem marcando presença na capital do país, com manhãs e noites mais frias e quedas da umidade relativa do ar durante o período da tarde, características da estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (10/5), a mínima registrada no Distrito Federal foi de 14ºC, com máxima podendo chegar a 29ºC.

A umidade varia entre 95% e mínima de 30%. “Não muda muito nos próximos dias as temperaturas, o amanhecer permanece mais geladinho e, durante a tarde, há um certo aquecimento. O fim de semana que deve ter temperaturas mínimas mais altas, mas a condição geral não se altera. Continuamos sem previsão de chuvas, com dias de sol e poucas nuvens”, explica a meteorologista Naiane Araújo.

A especialista pontua que este é um padrão típico do outono: “manhãs mais frias, com temperaturas aumentando ao longo da tarde, e a baixa umidade do ar”, uma marca da estação. Os brasilienses, ao saírem de casa, não podem esquecer o casaco, para se proteger também do friozinho esperado no começo da noite.

Céu colorido

A estação do outono, além de garantir temperaturas amenas,  é um espetáculo para os olhos com o nascer e pôr do sol com cores fortes de laranja, amarelo e rosa. Naiane explica o fenômeno: “como a atmosfera está mais seca, existe uma maior dispersão de poeira e partículas, é isso que acaba provocando esse fenômeno óptico, com a interação dos raios solares que causa essa coloração tão bonita”.

Conheça alguns pontos para contemplar o pôr do sol:

  • Orla da Ponte JK;
  • Praça do Cruzeiro;
  • Calçadão da Asa Norte;
  • Ermida Dom Bosco;
  • Pontão do Lago Sul;
  • Parque Ecológico da Península dos Ministros;
  • Torre Digital;
  • Torre de TV;
  • Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação