Previsão do tempo

Segunda-feira (9/5) de calor acende alerta para a chegada da estiagem

Sem previsão de chuvas, a segunda será de sol e calor. Meteorologistas acendem alerta quanto aos cuidados com a chegada do clima seco

Ana Maria Pol
postado em 09/05/2022 10:04 / atualizado em 09/05/2022 10:04
 (crédito: Minervino Junior/CB D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB D.A Press)

A segunda-feira (9/5) no Distrito Federal deve ser de calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima na capital federal deve alcançar a casa dos 29ºC e, apesar de o dia amanhecer com muitas nuvens, o sol deve predominar. Sem previsão de chuvas, os meteorologistas acendem o alerta para a chegada da estiagem no DF: os cuidados com o clima seco devem ser redobrados.

De acordo com a meteorologista Andréa Ramos, a massa de ar seco e quente já começa a prevalecer no DF, o que tem ocasionado a redução das chuvas na capital. “Essa estiagem começa, geralmente, no mês de maio. Aqui em Brasília, no Centro-Oeste, já prevaleceram períodos sem chuvas em consequência dessa massa de ar que atua de forma constante”, explica. Por isso, os brasilienses devem se preparar: “O que veremos nos próximos dias será uma elevação das temperaturas”, pontua.

A especialista diz, ainda, que ao longo da semana as temperaturas na cidade devem se manter em torno de 30ºC. “O que vai prevalecer é uma ligeira elevação nas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e pouca possibilidade de chuva. Isso caracteriza o período de estiagem, então é hora de ficar atento ao clima e aos cuidados que devem ser adotados”, pontua.

Ainda segundo Andrea, a umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 35%, nas horas mais quentes desta segunda-feira (9/5). Diante da baixa umidade e altas temperaturas, o Correio separou algumas dicas para os brasilienses lidarem com o clima seco. Confira, abaixo:

  • Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
  • Procure manter o corpo sempre bem hidratado;
  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  • Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
  • Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
  • Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
  • Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;
  • Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
  • Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação