"Gordinha do Rabecão"

Auxiliar de necropsia do IML "Gordinha do Rabecão" morre no DF

Ao longo da carreira, Ana Cristina colecionou histórias e sonhos. Nascida em Taguatinga, a filha de mecânico fez o curso de auxiliar de enfermagem e decidiu que trabalharia em hospital

Darcianne Diogo
postado em 15/05/2022 11:29 / atualizado em 15/05/2022 13:04
Ana Cristina colecionou histórias e sonhos na carreira -  (crédito:  Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Ana Cristina colecionou histórias e sonhos na carreira - (crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

Conhecida como a “Gordinha do Rabecão”, a técnica em anatomia Ana Cristina Neves, 48 anos, morreu, na madrugada deste sábado (14/5), por complicações de uma forte infecção urinária e familiares denunciam negligência médica. A auxiliar de necropsia do Instituto de Medicina Legal (IML) foi sepultada na manhã deste domingo (15/5), no Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga.

Ana Cristina deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ceilândia e, de acordo com parentes, ela não chegou a internar. A infecção urinária teria evoluído para septicemia (infecção generalizada). Em um áudio, uma familiar afirma que a técnica morreu enquanto esperava por atendimento. “Ela começou a respirar pouco e aguardava por atendimento e morreu sentada. Só depois que caiu, que vieram socorrer”, alegou.

A reportagem entrou em contato com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pelas UPAs. Até a última atualização desta reportagem, o órgão não havia respondido.

Carreira


Ao longo da carreira, Ana Cristina colecionou histórias e sonhos. Nascida em Taguatinga, a filha de mecânico fez o curso de auxiliar de enfermagem e decidiu que trabalharia em hospital. Em entrevista concedida ao Correio em 2010, contou que, em 1992, apareceu uma chance de estágio no IML. “Eu tinha 19 anos. Vi um colega fazendo a necropsia no corpo de uma psicóloga, morta num acidente de carro. Naquele dia, decidi que era aquilo que queria para minha vida”, disse.

Após o estágio acabar, Ana Cristina voltou à sua vida. Ensaiou ser camelô, na Feira de Ceilândia e em Brasilinha. Mas a vida de camelô não a empolgou. Em 1995, ela soube de um concurso para o IML, nível fundamental. Anatomia era o forte. Não hesitou. Passou. “Esperei três anos para ser chamada”. E brincou: “Dizia a mim mesma: ou entraria no IML pela porta da frente ou por trás, numa bandeja bem pesada”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação