Previsão do tempo

Frio: DF registra mínima de 3°C nesta sexta; máxima será de 26°C

Após o dia mais frio da história da capital, a temperatura máxima sobe mais e alivia o frio dos brasilienses no período da tarde

Júlia Eleutério
postado em 20/05/2022 08:49 / atualizado em 20/05/2022 08:55
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Coloca um, dois e até três casacos para aguentar o frio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal registrou uma temperatura mínima de 3°C nesta sexta-feira (20/5). A friaca ocorreu na região do Gama, onde teve a menor temperatura registrada na história com 1,4°C nesta quinta-feira (19/5). O dia será de sol com poucas nuvens.

Para quem não gosta muito do frio, a boa notícia é que a máxima vai subir e deve ficar em torno de 26ºC na parte da tarde. “A temperatura hoje subiu um pouquinho. Vai subir gradativamente cada vez mais”, avalia o meteorologista do Inmet, Mamedes Melo, sobre o tempo para os próximos dias.

Na região de Águas Emendadas, a temperatura mínima ficou em torno de 4,5°C. Em seguida, o plano piloto registrou 5,3°C. Já no Paranoá e em Brazlândia, os termômetros 6,1°C e 8,5°C, respectivamente.

O Inmet emitiu, na manhã de quarta-feira (18/5), um alerta laranja de perigo devido a onda de frio. Por conta do risco à saúde com a temperatura abaixo da média, o aviso segue até a noite desta sexta (20/5). 

Como fica o fim de semana?

Questionado sobre o tempo frio ir embora, Mamedes Melo destaca que a temperatura deve variar. “Na verdade, vai dar uma oscilada, a gente está indo para o inverno, mas ainda estamos no outono", ressalta o especialista. “Amanhã (sábado), ela (temperatura) dá uma subida e pode chegar em 27°C ou 28°C, a mínima entre 10°C e 11°C. No domingo, a mínima fica parecida e a temperatura máxima baixa um pouquinho mais, em 26°C”, comenta o meteorologista.

Cuidados

A Defesa Civil também emitiu alerta sobre a situação e listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:

-Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
-Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
-Beba bastante líquidos;
-Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
-Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
-Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
-Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação