Pesquisa IBGE

DF tem a maior proporção de brasileiros que se declaram homossexuais ou bi

De acordo com pesquisa do IBGE realizada em 2019, 66 mil brasilienses se declararam homossexuais ou bissexuais. No entanto, o Instituto destaca que o número pode ser maior

Helena Dornelas*
postado em 25/05/2022 18:28
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

O Distrito Federal tem a maior proporção de pessoas maiores de 18 anos que se declaram homossexuais ou bissexuais no Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 e divulgados nesta quarta-feira (25/5).

Em todo país, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declaram homossexuais ou bissexuais, número que representa 1,8% da população adulta do país. Já na capital federal, são 66 mil pessoas, o que representa 2,9% da população maior de idade do DF. 

Os dados são de um compilado de 2019 e foi a primeira vez que a entidade decidiu fazer a pergunta. A pesquisa mostra também que 1,7 milhão de pessoas não sabiam definir a orientação sexual e 3,6 milhões preferiram não responder. O estudo também revelou que a grande maioria da população brasileira se autodeclara heterossexual, 94,8%. Entretanto, o IBGE ressaltou que a pessoa se declarar heterossexual não excluiu que ela tenha atração sexual por alguém do mesmo sexo, o que pode fazer o número real de pessoas homossexuais ou bissexuais ser maior (Leia abaixo "Números podem ser maiores"). 

Entre as pessoas que se declararam bissexuais, 65,6% eram mulheres. Já entre os 1,8 milhão de homossexuais, homens são maioria: 56,9%. De acordo com o IBGE, não houve diferença significativa entre brancos, pretos ou pardos que se declararam homossexuais ou bissexuais. A diferença dos que se declaram é mais nítida entre aqueles que vivem em áreas urbanas.

Idade, escolaridade e gênero

A faixa de pessoas de 18 a 29 anos mostrou o maior percentual de pessoas que se declararam homo ou bissexuais (4,8%),e também registrou as maiores taxas de quem não soube ou não quis responder, 2,1% e 3,2% respectivamente.

  • Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, no gramado do Congresso Nacional do Brasil na Esplanada dos Ministérios. Minervino Junior/CB/D.A Press
  • Izadora Lima, durante Parada do Orgulho LGBTS na Esplanada dos Ministérios. Minervino Junior/CB
  • Daniel Galvão com a faixa de Amor, durante Parada do Orgulho LGBTS na Esplanada dos Ministérios. Minervino Junior/CB
  • Parada LGBT de Taguatinga, em 2017. Barbara Cabral/Esp.CB

De acordo com o IBGE, a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior (3,2%) e maior renda (3,5%). A região Sudeste registra o maior percentual, 2,1%, enquanto o Nordeste tem a menor, 1,5%.

Considerando apenas às mulheres, 0,9% declara-se lésbica e 0,8%, bissexual. Já os homens, 1,4% declaram-se gays e 0,5% bissexuais. Tanto entre homens quanto entre mulheres, 1,1% disseram não saber e 2,3% recusaram-se a responder. A maioria, em ambos os grupos, se declarou heterossexual.

Números podem ser maiores

De acordo com o IBGE, o índice de lésbicas, gays e bissexuais registrado na pesquisa pode ser maior. O instituto aponta que o principal estigma é o preconceito por parte da sociedade como fatores que podem fazer com que as pessoas não se sintam seguras em declarar a própria orientação sexual.

Os pesquisadores apontam que outro fator que contribui para a subnotificação é que os entrevistados não estavam familiarizados com os termos da pesquisa.

Os resultados da pesquisa foram de caráter experimental. Isso significa que a questão ainda pode ter mudanças. Uma delas, sugerida no relatório divulgado pelo instituto, é o uso dos termos lésbica e gay, mais familiares à população em geral, em vez de homossexual.

Esta edição foi voltada para orientação sexual, durante a pesquisa não foram abordados assuntos como identidade de gênero. O IBGE, no entanto, informa que estuda uma metodologia para incluir esse tema em suas pesquisas.

Pesquisa semelhante foi feita no DF recentemente

Em 2021, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) realizou a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), coletando informações, informações e dados sobre os moradores de 33 Regiões Administrativas (RAs). No ano passado, a pesquisa pela primeira vez fez perguntas sobre sexualidade.

Os dados mostraram que cerca de 3,8% da população de mais de 3 milhões do Distrito Federal se identifica como parte da comunidade LGBTQIA+, o equivalente a 114,4 mil pessoas. Número maior do que o identificado pela pesquisa do IBGE. 

A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas do grupo citado mora em regiões consideradas de alta renda, enquanto que cerca de 3,3% moram em locais de baixa renda.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação