Violência

Durante abordagem policial, aluno é jogado no chão e algemado no CED 1

Dois alunos discutiram no meio do pátio do Centro Educacional 1, localizado na Estrutural. Após a confusão, policiais militares agiram de forma truculenta com os adolescentes

Rafaela Martins
postado em 31/05/2022 09:50 / atualizado em 31/05/2022 17:15
As imagens estão em vídeo divulgado nas redes sociais -  (crédito: Crédito: Reprodução/Redes sociais)
As imagens estão em vídeo divulgado nas redes sociais - (crédito: Crédito: Reprodução/Redes sociais)

Em menos de um mês, os alunos do Centro Educacional 1 (CED), localizado na Estrutural, alegaram ter sofrido violência novamente dos policiais militares que comandam a escola — modelo cívico-militar. Em vídeos divulgados por meio de redes sociais, um aluno menor de idade foi algemado e prensado com força no chão.

Além disso, é possível escutar que outros alunos estavam tossindo em decorrência do uso do spray de pimenta. A situação começou com uma briga entre dois alunos no pátio do colégio. Após a confusão, um dos adolescentes foi contido no chão e algemado. Mas a história não parou por aí. Com a chegada da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em várias viaturas, outros alunos foram prejudicados.

De acordo com uma adolescente que estuda no CED 1 — que preferiu não se identificar —, uma colega chegou a desmaiar com o cheiro do spray. “Os meninos começaram a brigar e foram para a direção. Depois disso, várias viaturas chegaram na escola, e eles usaram spray de pimenta, só que o cheiro era muito forte. Foi nesse momento que a minha amiga desmaiou e ficou no chão, pois não conseguia levantar. Ela tentou, mas caiu de novo e levaram ela para a direção”, contou.

E a situação foi confirmada por funcionários do local. A profissional, que preferiu não se identificar, confirmou ao Correio que os fatos aconteceram nesta segunda-feira (30/5), e que os alunos ficaram aterrorizados. “Teve uma briga sim, e os policiais da escola, pela falta de preparo, jogaram o aluno no chão, algemaram, e chamaram reforços. Esses reforços entraram na escola batendo nos alunos com cassetete e jogando spray de pimenta. Uma das adolescentes chegou a desmaiar com o cheiro”, garantiu.

Posicionamento

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse que foi dada ordem verbal para contenção da briga, mas os alunos não respeitaram. Leia o texto na íntegra.

"A PMDF informa que por volta das 18h, no CED 1 da Estrutural, diversos alunos e pessoas estranhas à escola entraram em vias de fato de forma violenta. Um dos policiais foi informado por alguns alunos de que havia pessoas portando facas no local. Foi dada ordem verbal para que cessarem a briga, porém sem sucesso. Para a situação não evoluir para algo pior, foi utilizado o spray de pimenta como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões. Portanto, graças à atuação do policial, algo pior não aconteceu. Após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos à DCA. Ressaltamos que, apenas neste ano, cerca de 08 facas já foram localizadas neste Centro de Ensino".

Além disso, o Correio procurou a Secretaria de Educação que emitiu a seguinte nota: "A Secretaria de Educação do DF esclarece que segunda-feira (30), ocorreu uma briga na entrada da escola, foi necessária a intervenção da Policia Militar do DF. A equipe gestora entrou em contato com os responsáveis pelos estudantes envolvidos".

Relembre

O terceiro sargento Frederico Nicurgo de Oliveira, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), foi flagrado em gravações ameaçando dois estudantes do Centro Educacional 01 durante o protesto dos alunos, na manhã de quinta-feira (5/5), após a exoneração da vice-diretora que chamou um policial de "cagão".

No vídeo ao qual o Correio teve acesso, o policial e o aluno aparecem discutindo dentro de uma sala quando o policial manda o estudante "abaixar a bola". Segundos depois, ao novamente discutir com o jovem e se sentir ameaçado, o oficial afirma que vai arrebentar o estudante de 14 anos. O sargento teve que ser separado por outro policial militar.

Em um outro trecho do vídeo, gravado por estudante do lado de fora da sala, o terceiro sargento, que também exerce a função de monitor disciplinar da escola, ao ser afastado por um policial que tentava conter a discussão, ordena o jovem que estava gravando o vídeo a encostar na parede. "Quer ir preso?", disse Nicurgo. "Vocês estão vendo, né? A opressão que nós sofre aqui", disse o jovem. Em seguida, a gravação acaba.

*Colaborou Pablo Giovanni

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação