CUIDADOS

Frio traz riscos à saúde à população mais vulnerável da capital

Pessoas em situação de rua são mais afetadas pelo intenso frio registrado no Distrito Federal desde o início da semana. Entidades arrecadam doações de agasalhos e alimentos

O Distrito Federal (DF) registrou, nesta semana, a temperatura mais baixa da história da capital, quando termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram, na última quinta-feira (18/5), 1,4°C na estação meteorológica do Gama. Até então, a menor marca havia sido de 1,6°C, em 18 de julho de 1975. Ocasionada por uma onda de ar polar que atinge todo o país, a queda de temperatura deixa toda população do DF em alerta, devido ao potencial risco à saúde. O Inmet prevê que o fim de semana será mais quente, mas entre domingo e segunda-feira, a temperatura mínima na capital ainda será de 10ºC, nas primeiras horas da manhã, com máximas de 28ºC.

Neste cenário de frio intenso, a população em situação de rua é a mais afetada. No DF, mais de 2.252 pessoas estão nesta situação atualmente, número que cresceu durante a pandemia. Para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social, vários órgãos públicos, estabelecimentos privados, ONGs e entidades de Brasília lançaram campanhas de arrecadação de agasalhos, cobertores e alimentos. E na noite de quinta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) abriu o primeiro alojamento temporário e emergencial para abrigar, durante a noite, a população em situação de rua.

Saiba Mais

Localizado na quadra 907/8 Sul, o ginásio poliesportivo do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF) oferece estadia provisória de 20h às 8h. A unidade também disponibiliza banheiros, colchões, cobertores novos, lanche da noite e café da manhã aos acolhidos. Para receber abrigo, não é preciso fazer agendamento, apenas se dirigir ao local ou ser levado por algum representante da secretaria. A pasta também informou, ontem, que ainda está prevista a instalação de mais abrigos temporários para pernoite em outras regiões do DF. Ao saírem do espaço, os usuários também são orientados a buscar os dois Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop).

O ativista do coletivo Barba na Rua, Rogério Barba, 50 anos, é um dos organizadores do abrigo no ginásio do CIEF. Por 25 anos, o voluntário viveu nas ruas e passou por estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, até chegar em Brasília, em 2010. "Acolho essas pessoas porque um dia eu fui acolhido", conta. Para ele, iniciativas como essa são essenciais para proteger e acolher quem não tem uma moradia. "Aqui é um espaço onde eles podem descansar, mas descansar somente do frio. Fugir da friagem um pouco, né? É um lugar fechado e muito seguro", diz Rogério.

O médico pneumologista do Hospital Brasília, Thiago Fuscaldi, explica que as recentes temperaturas registradas na capital representam riscos à saúde da população como um todo. "A temperatura média do ser humano deve ser em torno de 37°C, então se a temperatura do corpo cai para abaixo de 35°C, a pessoa já está em condição de risco e deve tomar cuidados específicos. E dependendo do ambiente em que a pessoa estiver, o frio pode levar a hipotermia", afirma o especialista.

Cansaço, tontura, confusão mental e tremores são os sintomas iniciais da hipotermia. "Se perceber esses sintomas, a pessoa precisa ser aquecida com urgência, principalmente nas partes centrais do corpo, como o peito, pescoço, cabeça, e cintura", alerta o médico. Além disso, durante frentes frias como esta, é comum o agravamento de doenças crônicas, como asma e rinite.

Saiba Mais

Segundo o pneumologista, porém, as pessoas em situação de rua são ainda mais suscetíveis a hipotermia. "Essas pessoas não têm cobertura, estão expostas, e geralmente, não têm seus próprios agasalhos, costumam andar com roupas velhas, rasgadas ou até mesmo úmidas. Em alguns casos, fazem uso de bebida alcoólica e entorpecentes, e tudo isso faz com que a pessoa tenha uma menor sensibilidade aos sintomas da hipotermia. É possível que a pessoa não perceba que está hipotérmica", explica Thiago.

Saiba onde doar
Pontos de coleta na Asa Norte:
- Prefeitura da SQN 416, a partir das 19h, com os vigilantes;
- Bloco N (com Ronaldo);
- Prefeitura da SQN 415, a partir das 19h, com os vigilantes;
- A coleta a domicílio também pode ser combinada pelo WhatsApp (61) 98166-6074 (Ronaldo);
- Bosque Park Experience (SHLN Bloco A - Setor Hospitalar Norte). De terça a quinta, das 16h às 23h; sexta a domingo, das 11h30 às 23h;
- O Concorrente (CLN 409 Bloco B). Segunda, das 17h às 21h, e de terça a domingo, das 11h30 às 21h.

Polícia Militar (PMDF):
- Todos os postos da PMDF recebem doações até 17 de junho.

Corpo de Bombeiros (CBMDF):
- Qualquer quartel operacional da corporação, no Centro de Capacitação Física, localizado no Setor Policial Sul (SPS), na Academia de Bombeiros Militares e no Quartel do Comando-Geral, no Setor de Administração Municipal (SAM).

Unidades do CREAS-DF:
- De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
- Asa Sul: SGAS 614/615 (L2 Sul);
- Brazlândia: A/E nº 1, lotes K/L;
- Ceilândia: QNM 16, AE, Módulo A;
- Estrutural: AE 9 – Setor Central;
- Gama: AE 11/13 – Setor Central;
- Núcleo Bandeirante: Avenida Central, AE, Lote E;
- Planaltina: AE H, Lote 6 – Setor Central;
- Samambaia: QN 419, AE 1;
- São Sebastião: Quadra 101, AE s/nº, Administração Regional;
- Sobradinho: Quadra 6, AE nº 3;
- Taguatinga: AE nº 9 – Setor D Sul

No Setor
Voluntários fazem coleta nas Regiões Administrativas e combinam ponto de entrega, basta mandar mensagem.
- Asa Norte: Hellen (61) 98242-0205
- Águas Claras: Jajá (61) 99432-9889
- Cruzeiro Velho: Maria (61) 98103-8489
- Guará II: Sandra (61) 99690-8046
- Jardim Botânico: Higo (61) 99139-0085
- Santa Maria: Ítalo (61) 98364-9565
- UnB: Mariana (61) 9933305821
- Vicente Pires: Letícia (61) 99228-2682

Pontos de coleta da Funai
- Caixas próximas aos elevadores nos andares da sede da Funai (Edifício Parque Cidade Corporate, Torre B).
- Mais informações: (61) 3247-6860 e cgpds@funai.gov.br.

Street Store (doações até 23/05)
- Pátio Brasil (loja Pátio Solidário, piso L2, próximo à Chilli Beans
- Boulevard Shopping (segundo piso, próximo à Smart Fit)
- Terraço Shopping (entrada principal)
- Alameda Shopping (piso moda, Gentileza Store)

Complexo Fora do Eixo
- SAAN, Quadra 1. Terça, a partir das 19h; Quarta a Sábado, a partir das 20h; Domingo, a partir das 17h.

Park Shopping
- Urna localizada na entrada E, próxima do restaurante Madero.

Globo Baterias DF
- Globo Baterias, em Taguatinga Sul (Rua Boca da Mata QSE 16 lote 2);
- De segunda a sábado, das 7h às 21h, e no domingo, de 9h às 20h;
- Mais informações: (61) 3036-8973
- Pix para aquisição de cobertores: 37.456.725/0001-07

Sabin
- Todas as unidades Sabin, com exceção dos postos exclusivos para testes de covid-19, estão recebendo roupas, agasalhos e cobertores até 30 de maio