Vulnerabilidade

Defensoria solicita atenção às pessoas em situação de rua durante frio no DF

Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) emitiu recomendação para que governos Estaduais e Municipais ampliem abordagens as pessoas em situação de vulnerabilidade

Correio Braziliense
postado em 18/05/2022 23:22
 (crédito:              Fotos: Ed Alves/CB/D.A Press - 16/7/21                       )
(crédito: Fotos: Ed Alves/CB/D.A Press - 16/7/21 )

Em decorrência da frente fria que chegou ao Brasil esta semana, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) emitiu uma recomendação na última sexta-feira (13/5), para que governos Estaduais e Municipais adotem medidas que ampliem abordagens sociais e vagas para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade — principalmente em situação de rua.

Assim, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por intermédio do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, solicitou, na segunda-feira (16/5), que em 48 horas sejam prestadas informações sobre as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) para o cumprimento da norma.

Passo a passo

A recomendação do CNDH sugere os governos sigam os seguintes pontos:

  • Adotem imediatamente as medidas necessárias para ampliar as abordagens sociais e, também, as vagas para acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente, as pessoas em situação de rua, utilizando-se, caso necessário equipamentos públicos esportivos (estádios, ginásios) e educacionais (escolas, centros de ensino) com estrutura sanitária para abrigamento daquelas/es que desejem;
  • Em casos de não aceitação do acolhimento por parte da pessoa em situação de rua abordada, que sejam disponibilizados cobertores, mantas, agasalhos e outras roupas de frio que possam amenizar o impacto do frio intenso que enfrentarão;
  • Reforcem a atuação das equipes de abordagem social e que haja acompanhamento, se possível, das equipes de profissionais da área da saúde para identificação dos casos mais drásticos de hipotermia, adotando-se as medidas médicas necessárias;
  • Evitem restringir a atuação da sociedade civil organizada na distribuição de insumos materiais e alimentares para amenização do frio para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • No Ofício enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Defensoria ressaltou que parte da recomendação do Conselho Nacional de Direitos Humanos, além de paradigma moral de justiça e dignidade mínima para as pessoas em situação de rua no período de frio extremo, também é no âmbito do Distrito Federal comando normativo previsto na Lei nº 6.616/2020, que dispõe sobre medidas urgentes a fim de assegurar os direitos da população em situação de rua durante situação de emergência ou estado de calamidade.

Frio

A quarta-feira (18/5) começou fria e quebrando recordes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou no Gama a temperatura de 8,7°C. No Plano Piloto, no entanto, a mínima ficou em 8,9°C. Segundo a explicação da meteorologista Andrea Ramos, as temperaturas baixas se devem à massa de ar frio de origem polar. "Ela ainda vai persistir ao longo da semana", avisa.

De acordo com a especialista, as temperaturas no Distrito Federal podem chegar a 6°C na sexta-feira (20/5). No Gama, pode chegar a 5°C. Esse clima só perde a força no sábado (21/5) à tarde, quando a temperatura volta a subir novamente e ficará por volta de 13° C e 14°C.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação