ESPECIAL

Taguatinga 64 anos: os botecos entre amigos e com boa conversa

Antes de ser dono de um dos botecos mais tradicionais de Taguatinga, Manoel chegou a ter a própria loja de sapatos, mas hoje sente orgulho do ambiente que construiu na Praça do Bicalho

Arthur de Souza
postado em 05/06/2022 07:00 / atualizado em 05/06/2022 20:07
O proprietário do Flipper Bar, Manoel Antunes (E) e clientes-amigos -  (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
O proprietário do Flipper Bar, Manoel Antunes (E) e clientes-amigos - (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Quem diria que o dono de uma sapataria iria se tornar o proprietário de um dos bares mais conhecidos da Praça do Bicalho. Em 1994, o cearense Manoel Antunes Cavalcante, 65 anos, decidiu mudar de ramo. Numa esquina movimentada da praça inaugurou o Fliper Bar, que logo passou a receber o apelido carinhoso de Bar do Manel. "A ideia original foi do meu cunhado. Quando ele morava em São Paulo, disse que lá tinha um drinque que se chamava flipper", comenta.

Leia o especial completo sobre os 64 anos de Taguatinga neste link!

Manoel Antunes conta que o boteco foi inaugurado um ano antes dele assumir o estabelecimento. "Foi em 4 de abril de 1993. Abri o espaço por causa de um cunhado que morava em São Paulo e queria vir trabalhar em Brasília", recorda. "Ele e minha esposa, Lurdinete, ficaram um ano com o bar. Só depois que decidi me juntar a eles. Na época, tinha uma loja de sapatos no Venâncio 2000", relembra Manoel.

A decisão de mudar o ramo, segundo ele, aconteceu porque o boteco estava dando mais lucro. "Sou feliz com a escolha que fiz. Consegui construir minha família somente com o que tirei daqui", garante. "Meus dois filhos (Diogo e Emanoel Cavalcante) se formaram e, atualmente, estão com bons empregos. Tudo graças ao suor que deixei durante todos esses anos no bar", se orgulha.

Apesar da idade, Manoel ressalta que ainda não pensa em passar o bastão do bar. "Não gosto de ficar em casa. Eu adoro trabalhar, parece que ele (o bar) me chama. Se eu passar três dias longe daqui, fico incomodado", observa. "Minha mulher e meus filhos sempre pedem para eu me aposentar, mas não consigo. Enquanto eu tiver forças, vou estar aqui", atesta o proprietário. 

Servidor público aposentado, Jaime de Lima Almeida, 57, faz parte da confraria do Bar do Manel. Frequentador desde a sua inauguração, Tostão — como é chamado pelos clientes mais antigos — afirma que "o ambiente de amizade que a gente cria por aqui é muito bom, como se fosse de uma família".

O clima do boteco é tão agradável que, segundo o aposentado, ele visita o local com frequência. "Costumo passar por aqui cerca de quatro vezes na semana, nem venho para beber. Só de ver os amigos — principalmente o 'seu' Manel — já me sinto bem", garante. Além do ambiente familiar, o Bar do Manel também é cupido. O casal Wesley Santos, 54 e Suely Gabriel, 57, também são clientes antigos do boteco e contam que o relacionamento entre eles, que dura 18 anos, teve início no local. "Eu trabalhava em um salão que tinha aqui perto. Certo dia, vim ao bar, encontrei o Wesley e começamos a nos conhecer", relata Suely. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O proprietário do Flipper Bar, Manoel Antunes (E) e clientes-amigos
    O proprietário do Flipper Bar, Manoel Antunes (E) e clientes-amigos Foto: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press
  •  27/05/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Caderno especial do aniversário deTaguatinga. Bar Flipper  Jaime de Lima com sua esposa.
    27/05/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Caderno especial do aniversário deTaguatinga. Bar Flipper Jaime de Lima com sua esposa. Foto: Minervino Júnior/CB
  •  27/05/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Caderno especial do aniversário deTaguatinga. Bar Flipper Bar proprietário Manoel Antunes( cam azul).
    27/05/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Caderno especial do aniversário deTaguatinga. Bar Flipper Bar proprietário Manoel Antunes( cam azul). Foto: Minervino Júnior/CB
  •  27/05/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Caderno especial do aniversário deTaguatinga. Bar Flipper Bar proprietário Manoel Antunes( cam azul).
    27/05/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Caderno especial do aniversário deTaguatinga. Bar Flipper Bar proprietário Manoel Antunes( cam azul). Foto: Minervino Júnior/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação