Queimadas

Jardim Botânico recebe blitz educativa contra incêndios florestais

Motoristas que circularem pela entrada principal devem ser abordados por estudantes da Escola Classe Jardim Botânico e servidores da Secretaria de Meio Ambiente, entre 8h e 12h, para receberem orientações

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 10:35 / atualizado em 02/06/2022 10:36
Queimadas são comuns na época da seca e podem causar muito estrago -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Queimadas são comuns na época da seca e podem causar muito estrago - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Com o intuito de prevenir e combater focos de incêndio no período da seca no Distrito Federal, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) recebe, nesta sexta-feira (3/6), uma blitz educativa. Os motoristas que circularem pela entrada principal devem ser abordados por estudantes da Escola Classe Jardim Botânico e servidores da Secretaria de Meio Ambiente, entre 8h e 12h, para receberem orientações sobre o assunto.

A blitz educativa faz parte das atividades previstas anualmente no âmbito do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) e será a primeira depois do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Para o secretário da Sema, Sarney Filho, a interação com os motoristas é uma importante fonte de informação para quem transita em regiões que, historicamente, são atingidas pelas chamas, geralmente próximas a áreas de conservação. “Estamos felizes por poder voltar às ruas, ainda seguindo medidas sanitárias como o uso de máscaras”, diz.

O secretário defende a participação da população na defesa da sustentabilidade ambiental e alerta para os cuidados necessários com a intensificação da seca. “Muitos dos incêndios registrados são de origem criminosa e, portanto, passíveis de punição. Assim, essas dicas servem à população como um todo, esteja na área urbana ou rural”, completa.

Para o diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (DPCIF) do Brasília Ambiental, Pedro Cardoso, a blitz orienta os motoristas que sempre passam em frente às unidades de conservação para que possam alertar os bombeiros ou brigadistas florestais sobre a localização dos focos. Além disso, a participação de crianças e adolescentes é uma forma ajuda no aprendizado e no compartilhamento de informações com a família.

“É um evento de suma importância, que atinge muitas pessoas, quem está passando passando pela região ou quem mora nela e que vai receber orientação e vai saber como agir e como orientar alguém próximo sobre o uso do fogo e isso nos ajuda bastante”, completa.

Causas

Em sua participação na Feira AgroBrasília, no mês passado, o coronel Denilson, do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), lembrou que é importante evitar usar o fogo com o objetivo de limpar áreas ou renovar pastos, por exemplo. “A maioria dos incêndios é causada por ações humanas que poderiam ser evitadas”, reforçou.

Ligue 193 – Corpo de Bombeiros e (61) 99224-7202 – para incêndios nos Parques Ecológicos e Unidades de Conservação

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação