Celebração

Pentecostes: confira como fica o trânsito e veja a programação

Nesta sexta-feira (3/6) e no sábado (4/6) as alterações serão realizadas entre 21h30 e 0h30. No domingo (5/6), as mudanças ocorrerão das 19h30 às 22h30. De acordo com o Detran, durante o dia, os semáforos estão com os tempos ajustados para facilitar a chegada ao evento

Ana Maria Pol
postado em 03/06/2022 06:00
O evento religioso atrais fiéis de várias regiões do Distrito Federal para o Taguaparque -  (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
O evento religioso atrais fiéis de várias regiões do Distrito Federal para o Taguaparque - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

A 23ª edição da tradicional festa de Pentecostes espera reunir cerca de 1,3 milhão de pessoas, entre esta sexta-feira (3/6) e domingo (5/6), no Taguaparque, em Taguatinga. Para facilitar a organização do evento, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros organizaram um planejamento operacional para melhor fluidez no trânsito. Por isso, os fiéis que comparecerem no evento, e moradores da capital que passarem pela região nos próximos dias, devem ficar atentos às interdições que serão feitas.

Esta sexta e no sábado (5/6) as alterações serão realizadas entre 21h30 e 0h30. No domingo, as mudanças ocorrerão das 19h30 às 22h30. De acordo com o Departamento de Trânsito, durante o dia, os semáforos estão com os tempos ajustados para facilitar a chegada ao evento. "Nas edições anteriores, observamos que as pessoas chegam ao evento de forma espaçada, enquanto que no momento de saída, o público deixa o evento de uma vez só. Então as viaturas das forças de segurança devem ficar posicionadas para esse momento de dispersão e fluidez", justificou Wellington Borges, coordenador de fiscalização do Detran. Cerca de 170 servidores farão o controle do tráfego e as intervenções nas vias da região, começando pela Avenida Elmo Serejo, no sentido centro de Taguatinga.

Celebração da fé: Festa de Pentecostes reúne religiosos para louvor e adoração
Celebração da fé: Festa de Pentecostes reúne religiosos para louvor e adoração (foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

A via será interditada na altura do viaduto da QNL, durante os horários informados. Como rota alternativa os condutores poderão utilizar a via do Clube Primavera, pista que liga a Samambaia a Avenida Samdu e ao Pistão Sul, passando pelo setor de mansões de Taguatinga. Ainda nessa interdição, os usuários poderão utilizar outras rotas alternativas, como a via de ligação entre a QNL e a Samdu Norte (passando pelo Senai), ou usar a Avenida Hélio Prates para acessar a região norte de Taguatinga.

Para os motoristas que transitam pela Avenida Samdu Sul, em direção à Taguatinga Norte, o cruzamento em frente à Feira dos Importados estará interditado. Assim, os condutores deverão seguir no sentido Ceilândia pela pista reversa da Avenida Elmo Serejo, acessando a Via LJ -1, no setor QNL/QNJ. A partir dessa via, poderão acessar Taguatinga Norte pela Via de ligação Senai/Samdu Norte ou pela Avenida Hélio Prates. A Avenida das Palmeiras estará com duas faixas liberadas no sentido Samdu Norte até à Avenida Elmo Serejo, onde, com o início da faixa reversa, haverá seis faixas de rolamento no sentido Ceilândia/Samambaia. Tudo isso durante a dispersão do evento.

Também durante a saída do evento, na região do Taguaparque e Vicente Pires, o fluxo de veículos na avenida contorno do parque, iniciando próximo ao Ginásio de Esportes, estará em sentido único nas duas faixas de rolamento. A esquerda do condutor, a via estará em sentido único para a Estrutural, e a direita do condutor, o fluxo seguirá no sentido EPTG.

De acordo com o órgão, por questões de segurança, a entrada principal do Taguaparque permanecerá interditada durante os três dias do evento. "Como rotas alternativas, os condutores podem utilizar o primeiro acesso ao Taguaparque (via lateral do campo sintético), ou podem usar o terceiro acesso ao parque, em frente à Rua 8 de Vicente Pires", informou a corporação.


Sob liderança do padre Moacir Anastácio, as celebrações tiveram início no último domingo, na sede do Centro de Evangelização Renascidos de Pentecostes, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Ceilândia, e será finalizada com o tríduo de Pentecostes e a bênção das velas — momento principal do evento —, no Taguaparque. Entre esta sexta-feira e domingo, os fiéis podem levar uma vela, que será abençoada e consagrada à Santíssima Trindade: sexta ao Pai, sábado ao Filho e domingo ao Espírito Santo. As velas, que representam luz e esperança para os momentos difíceis, costumam ser acesas pelos fiéis quando aguardam por algum milagre.

Neste ano, a organização do evento prevê uma movimentação 30% maior do que a última edição, ocorrida em 2019, que contou com cerca de um milhão de pessoas por dia (confira a programação completa abaixo). Para os participantes, Wellington Borges, do Detran, reitera a importância das pessoas estarem atentas para estacionar em locais permitidos, e pede para que, se possível, optem por outras alternativas de transporte. "Procurem se deslocar através de transporte por aplicativo, táxi, metrô, para assim desafogar o trânsito de Taguatinga Centro", reforça o coordenador do Detran-DF.

Ainda, de acordo com Borges, haverá pontos de parada para aplicativos, em frente à administração do Taguaparque, na entrada principal. "Serão divididas em duas entradas, sendo a parte direita destinada a veículos de aplicativo, e a esquerda para idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, táxi, e pessoas com deficiência. Teremos dezenas de vagas destinadas para esses veículos", completa. Para os moradores da região, o especialista pede que fiquem atentos aos bloqueios temporários. "Quem tem o desejo de se deslocar, consegue chegar de forma mais rápida por esses destinos. Essas quatro opções são desvios, tem um deslocamento maior, mas em relação ao tempo, chegarão de forma mais rápida", diz.

Agenda

3 de junho (sexta): Benção das Velas (Pai) no Taguaparque
8h - Cenáculo
10h30 - Louvor da Comunidade
11h - Animação
12h - Terço da Batalha com oração de Libertação
13h - Pregação
14h - Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
15h - Adoração no palco e missa para servos no Anfiteatro
16h30 - Louvor
17h45 -Animação
18h - Terço de Nossa Senhora da Primavera (pela internet) e preparação para a Santa Missa
19h - Missa de Libertação


4 de junho (sábado): Benção das Velas (Filho) no Taguaparque
8h - Cenáculo
10h30 - Louvor da Comunidade
11h - Animação
12h - Terço da Batalha com oração de Libertação
13h - Pregação
14h - Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
15h - Adoração no palco e missa para servos no Anfiteatro
16h30 - Louvor
17h45 -Animação
18h - Terço de Nossa Senhora da Primavera (pela internet) e preparação para a Santa Missa
19h - Missa de Cura


5 de junho (domingo): Benção das Velas (Espírito Santo) no Taguaparque
8h - Cenáculo
10h - Louvor da Comunidade
11h - Animação
11h30 - Terço da Batalha com oração de Libertação
12h30 - Pregação
13h30 - Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
14h30 - Momento Comunidade - Vocacional
15h30 - Preparação para a Santa Missa
16h - Missa de Libertação

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação