Covid-19

Ibaneis diz que não pretende retornar a obrigatoriedade de máscaras no DF

Após envio de recomendações sobre a volta de máscaras em ambientes fechados para Casa Civil, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que não pretende retomar a medida no momento

Pedro Marra
Rafaela Martins
postado em 02/06/2022 19:58 / atualizado em 02/06/2022 20:17
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, por meio do Twitter, que o Governo do Distrito Federal não pretende voltar com a obrigatoriedade de máscaras por enquanto. O chefe do executivo local se pronunciou após uma carta de recomendações da Secretaria da Saúde do DF (SES-DF) ter sido divulgada nas redes sociais, nesta quinta-feira (2/6).

No texto, Ibaneis disse que “para decidir se teremos a obrigatoriedade do uso das máscaras é necessário avaliar o conjunto de informações: infecção, internação e óbitos. Por enquanto a medida não é necessária”.

O ofício recomendando a volta do uso de máscaras foi encaminhado para a Casa Civil, e passará por análise. Além disso, o documento defende ampliação da oferta de testagem da covid-19, rapidez na análise do sequenciamento que identifica novas variantes, retorno do uso de máscaras em ambientes fechados, abertura de leitos, ampliação da vacinação e reabertura de Coorte-Covid nas emergências do DF.

Os pedidos acompanham o cenário atual da capital do país. Com aumento de casos e alta na taxa de transmissão do vírus, a Secretaria de Saúde sugere que o Distrito Federal seja avaliado como um local de alto risco.

Pandemia

O cenário nesta quinta-feira (2/6) é preocupante. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-DF, nas últimas 24 horas, 2.970 pessoas foram confirmadas com o vírus da covid-19.

Assim, a capital federal chegou a 715.938 infectados desde o início da pandemia. Em paralelo ao número de diagnosticados, a taxa de transmissão não tem dado trégua aos brasilienses. De acordo com o documento da pasta responsável, a taxa — apesar da ligeira queda — permanece alta. Nesta quinta-feira ela atingiu 1,46, enquanto na quarta-feira (1°/6), ela estava em 1,47.

O número é preocupante segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois quando o índice está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o valor demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 146.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação