Pandemia

Cresce procura de hospitais por pacientes com sintomas gripais

Preocupados com aumento de casos de covid-19, brasilienses lotam emergências em busca de um diagnóstico. Especialistas orientam que é preciso cuidado para evitar sobrecarga

Ana Maria Pol
postado em 05/06/2022 06:00
Brasilienses lotam emergências de hospitais -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Brasilienses lotam emergências de hospitais - (crédito: Ed Alves/CB)

A redução das temperaturas dos termômetros do Distrito Federal aumentou os casos de doenças sazonais. Gripe, síndromes respiratórias, alergia e resfriados são comuns no período, mas, com a nova onda de infecção da covid-19, brasilienses têm corrido às emergências de hospitais em busca da confirmação de um diagnóstico. O aumento nas salas de espera foi registrado por profissionais da saúde nos últimos dias, e chama a atenção de especialistas, que reforçam o cuidado para evitar a exposição ao ambiente hospitalar sem necessidade, ou sobrecarregar as emergências hospitalares.

No Santa Lúcia, localizado na Asa Sul, a procura pela emergência aumentou nas últimas horas. De acordo com o clínico geral e chefe do setor, Luciano Lourenço, "as pessoas que, comumente, não procuram o pronto socorro, estão indo para ter a avaliação de um profissional", cita. Segundo o especialista, a situação se justifica pelo momento endêmico que os brasilienses vivem.

A taxa de transmissão na capital do país chegou, na última sexta, a 1,43. Resultados superiores a 1 apontam que a pandemia está fora de controle.

O descontrole do contágio se reflete na situação vista nas emergências dos hospitais. O Hospital Home também registrou aumento dos atendimentos no Pronto Socorro. Em nota, a instituição informou que casos de gripe, vírus sincicial, covid-19 e dengue estão entre os mais comuns na emergência.

Nos hospitais da rede pública, o caso não é diferente. Pacientes aguardavam por atendimento no pronto socorro do Hospital de Base. A reportagem esteve no local. Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou o aumento na demanda hospitalar e clínica, e justificou. "Devido ao período de sazonalidade de doenças respiratórias, além de um aumento expressivo nos casos de dengue e covid-19, o que eventualmente acarreta em superlotação, restrição de atendimento aos casos mais graves e encaminhamentos para outras unidades, em função da longa espera por atendimentos. A pasta ressalta, ainda, que não tem medido esforços para reforçar o atendimento nas unidades de saúde do DF", informou.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na última sexta, 2.304 infecções foram confirmadas. A capital do país acumula 718.242 casos de covid-19 desde o começo da pandemia, dos quais 690.459 (96,1%) são considerados recuperados. No total, o DF amarga 11.692 vidas perdidas pela doença.

Ajuda médica

Mas, afinal, quando ir para o hospital em busca de atendimento? De acordo com Luciano Lourenço, caso o paciente apresente os sintomas e tenha uma evolução rápida em 24 horas, é importante procurar uma emergência. "Se começar a aparecer coriza, febre, ou dor de cabeça, em 24h, vale a pena procurar o pronto socorro. Mas nos quadros mais leves, como resfriados com espirros ou tosse, precisamos de, no mínimo, três dias, para fazer uma investigação melhor e, inclusive, conseguir identificar a covid-19 no teste", explica.

A infectologista do Hospital Sírio Libanês, Valéria Paes adverte, ainda, quanto à falta de cuidado em caso de sintomas. "Tem casos de pessoas que têm medo de ir ao pronto socorro, com receio de adquirir a covid-19. Mas é importante que o paciente receba avaliação médica", pontua.

Imunização

Durante a participação da Festa do Divino Espírito Santo, ontem, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reiterou a importância da vacinação. "Aquelas pessoas que têm comorbidades devem evitar ficar sem máscara. Mas como disse, é outro momento, pois temos poucas internações e poucos óbitos. Essa é a prova concreta que a vacinação é o caminho correto e estamos com a quarta dose para pessoas com mais de 50 anos e continuando a imunização dos jovens", acrescenta.

Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 177 mil brasilienses acima de 12 anos não deram início ao ciclo vacinal contra a covid-19. Além disso, quase 110 mil pessoas com 12 anos ou mais não retornaram às unidades de saúde para receberem a segunda dose. Estima-se, ainda, que 743 mil pessoas que já podem tomar a terceira dose (D3) não buscaram o reforço.

Casos nas escolas

Além das emergências nos hospitais, a quarta onda afetou a rotina das escolas públicas e também particulares. Conforme veiculado no Correio, além de suspender turmas inteiras, instituições de ensino particulares decidiram retomar o ensino a distância e até mesmo adiar a realização de festas juninas, na tentativa de conter a propagação do vírus. Diante da situação, a força-tarefa de enfrentamento à covid do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) requisitou à Casa Civil do Executivo informações sobre as medidas para enfrentamento do atual aumento de casos e da taxa de transmissão à Casa Civil do Distrito Federal.

Os relatos crescentes de casos da doença encaminhados ao Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) e ao Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) levaram as duas entidades a buscarem orientações e apoio nas secretarias de Saúde e de Educação e também a adotar medidas por conta própria, como a promoção de campanhas de esclarecimento nas escolas. De acordo com diretor jurídico do Sinpro-DF, Rodrigo de Paula, apesar do alerta encaminhado às secretarias de Educação e de Saúde no início da semana, até ontem, nenhuma das pastas havia tomado qualquer tipo de providência.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação