Previsão do tempo

Alta umidade e diminuição da temperatura são esperadas neste sábado (11/6)

O início do fim de semana pode ter chuvas isoladas no DF devido a um sistema com alto nível de umidade no ar

Pedro Ibarra
postado em 11/06/2022 10:02
Fim de semana começa com nuvens em Brasília -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Fim de semana começa com nuvens em Brasília - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O sábado (11/6) será de tempo fechado no Distrito Federal. Pelo menos é o que diz a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o tempo da região. É esperado um céu com muitas nuvens, uma diminuição nas temperaturas mínimas e até um retorno das chuvas, mas apenas de forma isolada.

A temperatura mínima do dia já foi registrada no Gama, com 13 °C. No Plano Piloto, o mais baixo que o termômetro chegou neste sábado foi 15 °C, de acordo com a meteorologista Andrea Ramos do Inmet. Ela também pontua que o momento mais quente do dia deve ser no período da tarde, alcançando marcas entre os 26 °C e os 27 °C.

Andrea também aponta a possibilidade de chuvas isoladas, já que o atual sistema meteorológico, ocasionado também por uma frente fria no Sudeste, favorece o aumento da umidade, prevista para variar entre 30% e 95% neste início de fim de semana. “O céu amanheceu clarinho, mas não se enganem, já já vai aumentar a nebulosidade”, afirma a especialista que cravou que o sol vai ficar encoberto por boa parte do dia.

No entanto, se a previsão de chuva realmente se concretizar, serão em poucos lugares e chuvas fracas. Não há possibilidade de temporais ou alagamentos. Apenas uma reação às altas taxas de umidade.

Chuva fora de época?

Brasília é reconhecida por longos períodos de seca. Geralmente essas estiagens começam logo após o fim do verão em março ou abril e se estendem até o mês de setembro. Porém, segundo Ramos, apesar do período, é sim previsto que chova em junho em Brasília. “As previsões dão um volume de 3,3 milímetros de chuva no DF. É baixo, mas é sim uma previsão de chuva”, explica.

A meteorologista ainda conta que caso a chuva molhe a cidade será a primeira vez em quase um mês. A última vez que o DF viu gotas caírem do céu foi no dia 17 de maio. A previsão, contudo, dá indícios que essa seca será refrescada, já que até segundo há risco de chuva na região.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação