Capacitação

Sexto ciclo do Renova DF terá 2 mil alunos de Ceilândia e Taguatinga

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) lançou sexto ciclo do programa, na manhã desta terça-feira (14/6), para 1,5 mil alunos de Ceilândia e 500 de Taguatinga

Pedro Marra
postado em 14/06/2022 11:33 / atualizado em 14/06/2022 11:42
Programa ajuda na formação profissional e na criação de emprego e renda no DF -  (crédito: Pedro Marra/CB/D.A.Press)
Programa ajuda na formação profissional e na criação de emprego e renda no DF - (crédito: Pedro Marra/CB/D.A.Press)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lançou, na manhã desta terça-feira (14/6), o sexto ciclo do programa de capacitação profissional Renova DF para 2 mil alunos, sendo 1,5 mil de Ceilândia e 500 de Taguatinga.

O evento ocorreu no Ginásio Regional de Ceilândia, na QNN 16, onde os participantes reformaram a estrutura e pintaram as paredes. Para Ibaneis, é um momento de retomada do emprego e da renda no DF.

"O que tem nos deixado mais feliz disso tudo é que o aquecimento da economia e a retomada dos negócios, essas pessoas, com a qualificação, têm a opção de sair desse curso e ingressar dentro das nossas empresas", declara o chefe do Executivo local.

Mais de 50% dos participantes é formado por mulheres. Uma delas é a moradora de Ceilândia Norte Flaviana Ribeiro, 38 anos, que vive com os três filhos de 19, 15 e 13 anos em casa, e se cadastrou no programa para conseguir um emprego mais rápido. "Para mim que estou desempregada, é de grande ajuda esse benefício para a gente, porque a gente tem a oportunidade de se qualificar", opina.

Ela cita a experiência como auxiliar de limpeza, e quer buscar o certificado de auxiliar de manutenção. "Qualquer área que eu for pegar agora nesse curso, vou obter experiência em outra área do mercado de trabalho", avalia Flaviana.

A moradora de Ceilândia Norte Flaviana Ribeiro, 38, quer se qualificar pelo Renova DF para sair do desemprego
A moradora de Ceilândia Norte Flaviana Ribeiro, 38, quer se qualificar pelo Renova DF para sair do desemprego (foto: Pedro Marra/CB/D.A.Press)

Saiba mais sobre o 6? Ciclo do Renova DF

O 6º ciclo do Renova DF vai oferecer o curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção, com noções de diferentes profissões, como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

Este ciclo terá a inclusão de 158 pessoas em situação de rua, acompanhadas pelas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), com duração de 240 horas (três meses).

Durante as aulas, os estudantes recebem capacitação profissional com noção básica na área de construção civil, aulas de forma presencial e, enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos da cidade. Todos recebem kit com uniforme, camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e a Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação