Feriado

Refúgio no feriado para quem fica no DF, mas prefere sair de casa

Pousadas, hotéis-fazenda e casas de temporada são uma excelente opção para quem não vai viajar. Retiros também são uma alternativa para aqueles que desejam trabalhar a espiritualidade

Ana Maria Pol
postado em 15/06/2022 06:00
Rafael mora na fazenda com a esposa e também proprietária, Mara Gontijo, e os três filhos -  (crédito: Divulgação/Fazenda Roncador)
Rafael mora na fazenda com a esposa e também proprietária, Mara Gontijo, e os três filhos - (crédito: Divulgação/Fazenda Roncador)

O feriado de Corpus Christi, celebrado amanhã, é um convite tentador para os brasilienses que querem sair da rotina para relaxar. Seja para curtir em família, em casal, ou sozinho, Brasília e seus arredores estão repletos de boas opções para aqueles que não vão viajar, não pretendem gastar muito e, principalmente, não estão dispostos a desperdiçar os dias de descanso em casa. Pousadas, hotéis-fazenda, e casas de temporada devem se tornar um refúgio seguro para aproveitar a data.

Uma das alternativas para aqueles que planejam sair da rotina é a rota do Lago Oeste, que possui centenas de atrações. Próxima ao Parque Nacional de Brasília, na Chapada da Contagem, o espaço é uma área de proteção ambiental que preserva uma grande parte do cerrado, e chama atenção daqueles que curtem passeios ao ar livre. A Fazenda Roncador, por exemplo, é uma boa pedida. Com estrutura familiar, o local possui opções de trilhas e práticas de esportes radicais como o rapel. O passeio a cavalo é a atração principal da fazenda, e conta com um instrutor que acompanha o grupo durante o percurso por diversos ambientes e rotas.

  • A Fazenda Roncador tem opções variadas para lazer, a partir do contato com a natureza Divulgação/Fazenda Roncador
  • Rafael mora na fazenda com a esposa e também proprietária, Mara Gontijo, e os três filhos Divulgação/Fazenda Roncador
  • Com estrutura familiar, a Fazenda Roncador possui opções de trilhas e práticas de esportes radicais como o rapel Divulgação/Fazenda Roncador
  • A Fazenda Moulin Vert é um dos locais na capital que proporciona momentos em família Divulgação/Fazenda Moulin Vert
  • O destaque vai para Juanita, a lhama de dois anos que chama a atenção dos visitantes.Na foto, Juanita e a dona da Fazenda Moulin Vert, Marcela Moulin, 34 anos Divulgação/Fazenda Moulin Vert

Proprietário do local, Rafael Magnum Lima Gontijo Lacerda, 39 anos, diz que espera aumento do movimento nos próximos dias, com a proximidade do feriado. De acordo com ele, a procura tende a ser pelas trilhas e passeios a cavalo. "Temos vagas pela manhã e à tarde, tanto para o passeio quanto para a trilha, e o pessoal costuma curtir bastante", informa. Segundo o proprietário, a trilha apresenta um sistema mais primitivo, sem intervenções humanas. "Isso permite que o visitante tenha um contato ainda mais íntimo com a natureza. A ideia é que ele se aproxime, crie conexões com o cerrado", diz.

Rafael mora na fazenda com a esposa e também proprietária, Mara Gontijo, 38, e seus filhos, Bernardo, 10, Manuela, 8, e João, 6. A experiência da família em viver na fazenda, área rica em fauna e flora, é um exemplo de que tirar o dia para viver próximo da natureza pode ser algo engrandecedor. "É a melhor terapia que existe. Estamos acostumados a viver nesse ambiente e todos que vêm aqui e não têm o hábito costumam dizer o quão enriquecedor é, conseguem recarregar as energias para terem uma semana produtiva. Aqui, encontramos paz, podemos fazer reflexões", sugere. A fazenda conta, também, com cerca de dez cachoeiras em seus arredores, dentre elas, a Cachoeira do Santuário do Roncador, que costuma ser atrativa aos visitantes.

Estreitando laços

O feriado proporciona, ainda, a oportunidade para as famílias do Distrito Federal estreitarem laços e curtirem o tempo juntos, longe das tecnologias e redes sociais. A Fazenda Moulin Vert é um dos locais na capital que oferece momentos como esses, de acordo com a servidora pública Maria Rosa Rodrigues Marino, 35, mãe de Leonardo, 7, e Beatriz, 5. O local, que funciona há dois meses, próximo a São Sebastião, foi palco de lembranças e memórias criadas pela família. "Costumamos ir bastante, as crianças adoram, já se sentem donos do pedaço, mostrando os bichinhos, dizendo o que deve ser feito", comenta.

Visita guiada aos animais, trilha ecológica, piscina aquecida e lago, pesca esportiva e colheita de ovos fazem parte da lista de atrações do local, mas o destaque vai para Juanita, a lhama de dois anos que chama atenção de todos. Natural do Peru, Juanita está à espera de seus filhotes e, segundo Maria, todas as vezes que visitam o local, as crianças fazem questão de "falar" com o animal. "Em Brasília, existem outras visitações nesse esquema de fazendinha, mas o diferencial do lugar é que têm atividades para todos os gostos. É um programa para a família toda", pontua. A servidora, que já foi cerca de três vezes ao espaço, diz que, neste feriado, não deve ser diferente. "Estamos querendo dar uma passada lá, vamos ver", antecipa.

A proprietária, Marcela Moulin, 34 anos, diz que, assim como Maria Rosa, outros brasilienses têm procurado a fazenda para garantirem um tempo de qualidade em família. "Aqui temos de tudo um pouco, é um local em que as pessoas podem se conectar entre si e com a natureza. As famílias ficam juntas, aproveitam, estreitam laços", relata. De acordo com Marcela, o movimento deve aumentar nos próximos dias. "Aqui, recebemos principalmente famílias com crianças pequenas, se tornou um refúgio para quem quer sair da correria do dia a dia. O visual bonito, os bichinhos e o fato de estar tão perto da cidade fez com que se tornasse uma excelente opção para aqueles que pretendem descansar no feriado", analisa.

Espiritualidade

Retiros também são uma opção para aqueles que desejam trabalhar a espiritualidade durante os dias de descanso. Amanhã, a Chapada dos Veadeiros (GO) será palco do retiro "Cocriando uma Nova Realidade na Sua Vida", em Alto Paraíso de Goiás. A organizadora do evento e proprietária do Templo Centelha Divina, Michelle Ximenes Ot Ene, explica que o retiro dará a oportunidade aos participantes de aprenderem a limpar os chakras e a elevar a vibração para que a energia flua na realização dos desejos de cada um. "Para isso, serão eliminados os programas e sombras que impedem a felicidade, ampliando a capacidade de visualização e mentalização dos objetivos de vida", antecipa.

A programação do retiro inclui passeios em cachoeiras, banho de argila medicinal, show de mantra e musicoterapia todas as noites, meditação, yoga e massagens. Serão realizadas práticas de defesa e proteção psicoenergética; de cura quântica; para despertar a força interior e o poder pessoal; ritual xamânico de limpeza; curas profundas de saúde do corpo físico, emocional e mental, entre outras. "Esse retiro é para ajudar as pessoas a se conectarem com a energia , uma vibração mais elevada, e emoções mais elevadas como alegria, paz interior", explica Michelle.

De acordo com a organizadora, por estar situada sobre uma enorme placa geológica de cristais, a Chapada dos Veadeiros possui uma frequência vibratória diferenciada, além de uma enorme variedade de parques, cachoeiras, cânions e trilhas, o que favorece os trabalhos espirituais de cura e de autoconhecimento. "Pessoas que têm mágoas no coração perdem saúde porque o coração se fecha e perde a conexão com o divino, elas não conseguem ter fontes de relacionamento, ou passar por uma mudança de vida. Então, é necessário haver uma transformação na vida dessas pessoas para que elas possam se unir à energia boa, do grande criador", diz.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação