Previsão do Tempo

No último dia do outono, Distrito Federal terá umidade de 30%

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda da umidade relativa do ar vai dar uma aliviada, mas o valor ainda deve deixar os brasilienses em condição de alerta

Ana Maria Pol
postado em 20/06/2022 08:49
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

É chegada a hora de se despedir do outono na capital federal: nesta terça-feira (21/6), começa, oficialmente, o inverno. Mas a climatologia do Distrito Federal não deve mudar ao longo da semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): sem previsão de chuvas, o céu permanece com poucas nuvens. Nesta segunda-feira (20/6) a previsão não é diferente. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve dar uma aliviada e a mínima deve ficar em 30%.

O meteorologista Heráclio Alves diz que o alívio na umidade relativa do ar se justifica pelo clima mais ventoso. “Está ventando mais e isso favorece o alívio do tempo seco. É algo característico da época”, justifica. Apesar da redução, o especialista diz que a mínima já é motivo de preocupação para os brasilienses. “Não é um alívio tão intenso, já estamos na condição de alerta”, diz. A máxima registrada nas primeiras horas do dia foi de 95%.

A temperatura mínima registrada nos termômetros da capital foi de 12ºC no Paranoá, e a máxima pode chegar a 28ºC. Diante do tempo firme com sol e calor, a orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho. Confira a orientação para cada nível de medição abaixo.

Chegada do inverno

O último dia do outono na capital federal deixa os brasilienses em alerta quanto à chegada do inverno. Após períodos de frio intenso vividos na cidade durante os últimos meses, Heráclio reforça que os moradores da cidade devem se preparar para o frio. “Ao longo do período vamos ter dias com sensação de ar mais fria, mas por enquanto não vai haver mudança. Mesmo que o inverno se inicia amanhã, não quer dizer que a climatologia mude instantaneamente. Já vínhamos tendo mudanças no tempo e isso vai continuar no decorrer da estação. Por enquanto, não teremos mudanças bruscas”, alerta.

Confira a orientação para cada nível de medição

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação