TEMPERATURA

Dia mais frio da história faz brasilienses viverem inverno antecipado

Termômetros da capital superaram a marca de julho de 1975 e registraram 1,4°C, nessa quinta-feira (19/5). A sensação térmica ficou abaixo de 0°C, em vários pontos. Brasilienses recorrem a cobertores extras e lojas registram alta nas vendas

Ana Isabel Mansur
postado em 20/05/2022 05:53 / atualizado em 20/05/2022 05:54
Jaquetas, casacos, gorro e luvas. Vale tudo para se proteger do frio intenso que chegou ao DF nos últimos dias -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Jaquetas, casacos, gorro e luvas. Vale tudo para se proteger do frio intenso que chegou ao DF nos últimos dias - (crédito: Ed Alves/CB)

Em pleno Planalto Central, a cerca de um mês do início oficial do inverno, em 21 de junho, o Distrito Federal registrou o dia mais frio da série histórica, iniciada em 1961. A temperatura chegou, ontem, a 1,4°C, na estação meteorológica do Gama. Até então, o menor registro havia sido em 18 de julho de 1975, quando os termômetros marcaram 1,6°C. A estação de Águas Emendadas, em Planaltina, registrou 3,8°C; no Paranoá, chegou a 4,1°C; e no Sudoeste, ficou em 4,9°C. A friaca fora de época é explicada por uma massa polar de ar frio e seco, vinda da Região Sul. Hoje, o céu terá poucas nuvens, com variação de 6°C a 20°C.

A sensação térmica foi negativa, mas não é possível cravar um número, conforme explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos. "É um conceito relacionado ao vento, então depende da intensidade. Nestes dias, o vento tende a ser moderado", prevê. Ela destaca a baixa umidade relativa do ar. "Hoje (ontem), foi o ápice da atuação da massa de ar frio e seco. Ontem (quarta-feira), registramos 25%, tendência que continuou a mesma hoje (ontem). A expectativa para amanhã (hoje) é que fique entre 25% e 30%. No sábado, deve variar de 30% a 35%", estima a meteorologista.

O gramado da área verde entre o Noroeste e a Epia, na Asa Norte, amanheceu congelado. Os brasilienses sentiram o marco histórico do termômetro na pele. Moradora do Gama, Adrielle Dantas, 19 anos, percebeu a temperatura baixa logo ao acordar. "Foi difícil, pois estava um frio que jamais senti aqui, no Gama. Tive de usar duas cobertas, blusa, calça de frio e meia (durante a madrugada)", relata a empresária, que colocou roupas extras para se manter aquecida, principalmente quando foi trabalhar, de manhã cedo. "Apesar de ter saído de carro, estava extremamente gelado", conta Adrielle.

Ar polar

Morador do Lago Oeste, José Carlos Ramalho, 62, teve uma noite de sufoco. "Pensei que ia ter um infarto de tanto frio (durante a madrugada). Moro, aqui, no DF desde 1976 e nunca tinha visto nada parecido. Dormi com duas meias, um edredom e dois cobertores", afirma o publicitário, que usa luvas, cachecol e gorro para se proteger. "Até agora, (por volta das 13h de ontem), o frio está cortante. O sol está aberto mas só ilumina e não esquenta. Parece luz de geladeira", compara o morador. "Muito café quente ajuda um pouco", brinca José, que deixou os cachorros dormirem dentro de casa e colocou panos grossos no chão e no sofá para os pets ficarem confortáveis.

A grama amanheceu ontem coberta por uma fina camada de gelo
A grama amanheceu ontem coberta por uma fina camada de gelo (foto: Henrique Santillo)

A preocupação com os animais de estimação tem sido perceptível durante o período. Proprietário da loja Enxovais Vitória, em Sobradinho 2, Décio de Jesus tem vendido produtos também para os bichinhos. "A procura por cobertores e edredons aumentou cerca de 50%, a partir de segunda-feira. A saída já vinha crescendo desde a semana passada, mas foi intensificada. As pessoas compram para os pets e para doação", observa. O comerciante se preparou e está com os estoques abastecidos, ainda que as baixas temperaturas tenham vindo mais cedo mais cedo este ano. "As vendas dos itens de frio começam em maio, normalmente, porque as pessoas se preparam antes do inverno. Mas, com certeza, está mais intenso", completa o Décio, que espera manter as saídas em alta até o fim da semana.

No Atacadão Oliveira, na 510 Sul, o estoque de 5 mil cobertores e edredons esgotou em dois dias, entre terça e quarta-feira. O local tem sido procurado para compra de itens para doação. Vendedor do estabelecimento, Gabriel Oliveira relata que as mantas estão acabando. "Fizemos pedido de mais produtos, mas deve chegar só na próxima quarta-feira. O movimento foi intenso, mesmo, hoje (ontem). Ninguém manda no clima, mas, com as previsões, os clientes tendem a comprar mais, até para doar. Inclusive, 99% das pessoas compra para doação", avalia Gabriel.

No país

A massa de ar polar não atinge apenas o Distrito Federal. Outras capitais do Brasil tradicionalmente quentes têm registrado temperaturas baixas nos últimos dias. Hoje, a previsão da temperatura mínima para Goiânia é de 7°C; em Campo Grande, os termômetros podem marcar 8°C; e os registros devem chegar a 12°C em Cuiabá. Belo Horizonte seguirá a tendência do DF e deve atingir 6°C.

As baixas temperaturas não desanimaram as amigas Lídia Duarte, 26, e Lorrany Almeida, 17. As moradoras de Paracatu (MG) visitaram, ontem, a feira AgroBrasília, no Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF). "O frio foi um obstáculo, quase que a gente não deixa a cama, mas a vontade de conhecer estava muito grande", conta Lídia. Para Lorrany Almeida, as temperaturas da capital do país não estão diferentes dos valores registrados em Paracatu. A cidade mineira marcou 6,4°C ontem e deve chegar a 5°C hoje.

Os estudantes da escola agrícola Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí (MG), também marcaram presença no evento. "Tem de vir preparada. O frio faz a gente querer ficar dentro do ônibus. Mas, ao mesmo tempo, tem muito de tecnologia aqui para conhecer", pondera Iasmin Santana, 18.

Colaborou Edis Henrique Peres

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Dias mais frios do DF

19 de maio de 2022: 1,4°C
18 de julho de 1975: 1,6°C
18 de maio de 1977: 3,2°C
10 de junho de 1985: 3,3°C
9 de junho de 1985: 3,4°C
Fonte: Inmet

Saiba como ajudar

Pontos de coleta de itens de inverno para doação

Asa Norte

>> Prefeitura da SQN 416, a partir das 19h, com os vigilantes;

>> SQN 416, Bloco N, com Ronaldo; coleta a domicílio pode ser combinada pelo WhatsApp (61) 98166-6074;

>> Prefeitura da SQN 415, a partir das 19h, com os vigilantes.

PMDF

>> Todos os postos da Polícia Militar no DF; até 17 de junho.

CBMDF

>> Qualquer quartel operacional da corporação, no Centro de Capacitação Física, localizado no Setor Policial Sul (SPS), na Academia de Bombeiros Militares e no Quartel do Comando-Geral, no Setor de Administração Municipal (SAM).

Crea-DF

>> Entrada principal da sede do Crea-DF (SGAS 901 Conj. D), próximos ao estacionamento. Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato pelos telefones 3961-2816 ou 99845-9208 (WhatsApp).

Funai

>> Caixas próximas aos elevadores nos andares da sede da Funai (Edifício Parque Cidade Corporate, Torre B). Para mais informações, ligue no (61) 3247-6860 ou entre em contato pelo e-mail cgpds@funai.gov.br.

Gama

>> D'Ferrera Praia Bar (Setor Leste. Saída do Gama, ao lado do Sayonara): das 10h às 23h;

>> D'Ferrera Pizzaria (Cine 1, lojas 4 e 5, Setor Leste. Comercial do antigo Cine Itapuã): das 18h às 23h. Contato: (61) 98132-5775.

 

Previsão

Sábado (21/5): 8°C a 22°C

Domingo (22/5): 10°C a 25°C

Segunda-feira (23/5): 12°C a 26°C

Terça-feira (24/5): 13°C a 26°C

Quarta-feira (25/5): 12°C a 25°C

Quinta-feira (26/5): 13°C a 26°C

Sexta-feira (27/5): 14°C a 26°C

Sábado (28/5): 14°C a 27°C

Fonte: Inmet

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação