Operação Corpus Christi

Embriaguez ao volante: DF registra 419 flagrantes durante o feriado

O levantamento foi além do esperado para o período, que costuma registrar entre 200 e 300 ocorrências

Ana Maria Pol
postado em 20/06/2022 09:55
Balanço é da Operação Corpus Christi, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O levantamento foi além do esperado para o período, que costuma registrar entre 200 e 300 ocorrências -  (crédito: Divulgação/PMDF)
Balanço é da Operação Corpus Christi, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O levantamento foi além do esperado para o período, que costuma registrar entre 200 e 300 ocorrências - (crédito: Divulgação/PMDF)

Após mais um fim de semana de feriado prolongado, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encerrou, neste domingo (19/6), a operação Corpus Christi. Desde a quinta-feira (16/6), militares intensificaram a fiscalização na capital federal e registraram 419 casos de embriaguez ao volante. De acordo com o balanço da corporação, o número foi além do esperado para o período.

  • Balanço é da Operação Corpus Christi, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O levantamento foi além do esperado para o período, que costuma registrar entre 200 e 300 ocorrências Divulgação/PMDF
  • Balanço é da Operação Corpus Christi, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O levantamento foi além do esperado para o período, que costuma registrar entre 200 e 300 ocorrências Divulgação/PMDF

De acordo com o major Michello Bueno, o levantamento de ocorrências de embriaguez ao volante é, apenas, da PMDF. “Esse número é apenas da PMDF e é bem alto. O normal é que o levantamento fique entre 200 e 300 ocorrências”, diz.

Ainda, durante o período, a PMDF identificou 213 pessoas fazendo uso do celular enquanto dirigiam. Outros 76 condutores inabilitados foram flagrados e nove armas foram apreendidas. Além disso, seis pessoas foram presas em flagrante no DF, e 21 atendimentos foram realizados pela corporação.

Lei Seca

A Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca, entrou em vigor em junho de 2008 e alterou a redação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao endurecer a punição para quem dirige sob efeito de álcool. A lei proíbe que os motoristas dirijam depois de beber. A infração é classificada como gravíssima e a multa é de R$ 2.934,70. No caso de reincidência, a infração é dobrada e sobe para R$ 5.869,40.

Além da multa, dirigir embriagado também é considerado crime se o bafômetro indicar concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de dirigir.

*Com informações da PMDF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação