Religião

Católicos renovam a fé no Corpus Christi, na Esplanada dos Ministérios

Após dois anos sem a celebração, devido à pandemia, público aguarda o festejo conhecido pela procissão com velas e pelo tapete confeccionado pelos fiéis

Ana Maria Pol
postado em 16/06/2022 06:00 / atualizado em 16/06/2022 09:56
A ultima vez que o movimento Acamps-DF participou da solenidade de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios em 2019 -  (crédito: Arquivo Pessoal)
A ultima vez que o movimento Acamps-DF participou da solenidade de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios em 2019 - (crédito: Arquivo Pessoal)

Da serragem que suja a roupa, do corante que pinta as mãos e do pó de café que gruda na pele, surgem imagens de Jesus, do cálice de vinho e da santa hóstia, que moldam um trajeto colorido, no meio do gramado da Esplanada dos Ministérios. Foram dois anos de espera até que as medidas restritivas fossem reduzidas e católicos do Distrito Federal pudessem se reunir novamente para celebrar, na Esplanada dos Ministérios, a tradicional celebração de Corpus Christi. O evento, conhecido pela procissão com velas e pela confecção do tapete feito de serragem, retorna às ruas hoje, com cerca de 500 jovens que amanhecem no centro de Brasília para darem início à preparação do trajeto.

  • A ultima vez que o movimento Acamps-DF participou da solenidade de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios em 2019 Arquivo Pessoal
  • Coordenadora do movimento Acamps-DF, a bancária Juliana Soares de Sousa Prates, 35 anos, conta que o grupo participa da confecção do tapete há cerca de 15 anos, e que a empolgação dos jovens em voltarem ao gramado da Esplanada dos Ministérios na solenidade é alta Arquivo Pessoal
  • Ano passado, o grupo Acamps-DF foi até a Capela São Jorge, no Batalhão da Polícia Militar, em Taguatinga Norte, para a confecção do tapete Arquivo Pessoal

O festejo, celebrado 60 dias após a Páscoa, deve contar com 22 grupos do DF para a montagem do tapete, que se estende por aproximadamente 125m. O trajeto é usado na procissão do Santíssimo Sacramento, após a santa missa, celebrada às 17h. De acordo com o coordenador da montagem do tapete de Corpus Christi, Aloísio Parreiras Rodrigues, serão 25 quadros, com 5m de comprimento e 4m de largura. Ou seja, são 25 desenhos que fazem menção ao sacramento da Santa Eucaristia — o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.

Aloísio explica que a organização para o evento se inicia três meses antes da festa. "Nós chamamos os movimentos e pastorais que trabalham com a juventude nas paróquias do DF e começamos a fazer a seleção dos desenhos que serão moldados", diz. De acordo com o coordenador, os grupos fazem propostas de ilustrações dentro do tema, que é sempre relacionado à Santa Eucaristia. Neste ano, o lema é "O verbo se fez carne e habitou entre nós". "A comissão avalia e aprova, ou não, o desenho. Além disso, cada quadro tem uma frase curta, para que seja uma catequese eucarística. Então são frases relacionadas ao tema também", cita.

Em 2020, como o feriado caiu próximo ao início da quarentena, não houve programação. Ano passado, algumas paróquias realizaram a confecção dos tapetes nos estacionamentos e espaços abertos próximos aos templos, com a participação de poucas pessoas, respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras. Por isso, a empolgação e a expectativa dos jovens para se reunirem na Esplanada dos Ministérios é ainda maior. "Foram dois anos sem esse contexto de unidade. A montagem do tapete demonstra que os jovens de diversas localidades do DF também estão servindo na igreja, então é uma inquietação positiva. Ainda estamos na pandemia, mas prevalece a esperança de que com os devidos cuidados teremos uma solenidade especial e bela", cita Aloísio.

Coordenadora do movimento Acamps-DF, a bancária Juliana Soares de Sousa Prates, 35 anos, conta que o grupo participa da confecção do tapete há cerca de 15 anos, e que a empolgação dos jovens em voltarem ao gramado da Esplanada dos Ministérios na solenidade é alta. "É uma oportunidade que temos de conviver juntos. Nosso grupo prioriza muito pelo contato, pelo abraço. Então nos últimos anos, viver essa solenidade sem termos um ao outro, lado a lado, foi impactante", diz. Anualmente, a equipe se organiza para conseguir os materiais para a construção do desenho. Segundo a bancária, neste não será diferente: "Conseguimos a doação da borra de café, e quanto ao resto dos materiais, juntamos o valor para comprar e não ter a dor de cabeça de ficar faltando algo no dia", diz.

Pároco da Catedral Metropolitana de Brasília, Paulo Renato Pereira da Silva explica que a solenidade de Corpus Christi significa "Corpo de Cristo". "Quando Jesus estava com os apóstolos, reunidos, ele instituiu a eucaristia e a partir daquele momento deixou de ser a celebração da páscoa judaica para ser uma nova aliança, onde ele daria a sua carne e sangue", diz. A festa, segundo o sacerdote, passou a ser solenidade anos depois. "Papa Urbano IV foi testemunha de dois milagres, sendo o primeiro com Santa Juliana, que incentivou, através de uma visão, uma festa pública que teria como objetivo aumentar a fé dos fiéis e reparar as ofensas contra o santo sacramento", diz.

PROGRAME-SE

7h

Oração com os jovens, conduzida pelo padre Renato

Início da confecção dos tapetes

8h

Abertura da praça de alimentação (café, lanches e almoço)

15h

Início das confissões

16h

Animação do evento

16h45

Procissão de entrada (saída da Catedral)

17h

Missa Solene

18h30

Procissão solene e bênção final

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Veja o que abre e fecha

Ônibus
Os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF irão circular com tabela horária de domingos e feriados hoje, Corpus Christi. Amanhã, devido ao ponto facultativo para os servidores federais e do DF, os ônibus irão circular com tabela horária normal dos dias úteis, com flexibilização nas linhas que atendem à Esplanada dos Ministérios, podendo haver redução conforme a demanda. As demais linhas de ônibus do DF terão operação normal. No sábado e domingo a operação será normal para fim de semana.

Metrô
Quinta, sexta e sábado: das 5h30 às 23h30.
Domingo: das 7h às 19h.

Procon-DF
No feriado, todos os postos do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) vão estar fechados. Amanhã, somente a sede do órgão, localizada no Venâncio Shopping, funciona normalmente das 8h às 17h.

Parque ecológicos
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informa que todos os parques ecológicos, administrados pelo órgão, funcionam normalmente no feriado de Corpus Christi, assim como no fim de semana.

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
Abertas todos os dias, 24h.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergência dos hospitais regionais e Casa de Parto de São Sebastião
24 horas por dia.

Jardim Botânico de Brasília
De quinta-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30. Entrada gratuita para pedestres e ciclistas entre as 7h30 e as 8h50.

Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF)
Regime de escalas de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
Todos os batalhões da Polícia Militar do DF trabalham em regime de plantão ininterrupto de 24h.

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)
Todas as delegacias circunscricionais da Polícia Civil do DF, além das duas unidades de Atendimento à Mulher e as duas da Criança e do Adolescente, funcionam no feriado em regime de plantão ininterrupto de 24h. A Delegacia Eletrônica também funciona 24h por dia.

Centro Integrado 18 de Maio
Funciona em regime de plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Pró-Vítima
Os núcleos do programa funcionarão em regime de plantão, podendo ser acionados pelos telefones (61) 9 8314-0619 e (61) 9 8314-0631.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação