Morte no Amazonas

"Nossa força é muito maior": Bruno Pereira é homenageado em evento na UnB

Bruno Pereira era indigenista há 11 anos e morreu no Vale do Javari, onde atuava na proteção de indígenas

Thays Martins
postado em 24/06/2022 13:49 / atualizado em 24/06/2022 15:38
 (crédito: Ed Alves/ CB)
(crédito: Ed Alves/ CB)

O indigenista Bruno Pereira foi homenageado pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI) em cerimônia no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas (Maloca), na Universidade de Brasília (UnB), nesta sexta-feira (24/6). A cerimônia foi realizada no mesmo dia que ocorre o velório do indigenista no Recife.

Durante o ato, marcado por muita emoção, os ativistas presentes cobraram justiça por Dom Phillips e Bruno, que morreram juntos na Amazônia, e lembraram da importante atuação do indigenista. "Sempre contamos com essas pessoas. A partida tão repentina dessas duas pessoas talvez seja um aviso para a gente acelerar nossa luta. Em nome da articulação pedimos justiça por essas pessoas. A Amazônia vai respirar esse luto, mas vai continuar na luta", destacou uma das representantes da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). 

"Nós, lideranças indígenas espalhadas por todo o Brasil, queremos trazer uma palavra de conforto e de esperança", completou o cacique da terra indígena Tupã Nhe'e Kretã, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).  

 

  • Homenagem ao indigenista Bruno Pereira na UnB Ed Alves/ CB
  • Homenagem ao indigenista Bruno Pereira na UnB Ed Alves/ CB
  • Homenagem ao indigenista Bruno Pereira na UnB Ed Alves/ CB

O indigenista e ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Sidney Possuelo também prestou uma homenagem ao colega. "Bruno é um combatente e os combatentes lutam e, às vezes, podem sucumbir. Ele sucumbiu na luta pela defesa dos povos indígenas, pela preservação da Floresta Amazônica. Lamentavelmente veio esse acontecimento. A luta tem que continuar", disse. 

Durante o ato, os indígenas ainda protestaram contra o marco temporal - tese que considera que os povos originários só tenham direito a reivindicar terras ocupadas antes da Constituição de 1988. 

Em uma publicação nas redes sociais, a OPI declarou a tristeza e a revolta com a morte de Bruno e do jornalista Dom Phillips. "Agora que os espíritos do Bruno estão passeando na floresta e espalhados na gente, nossa força é muito maior", diz trecho.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @opi.isolados

Bruno Pereira atuava como indigenista há 11 anos. Ele era especialista em povos isolados e de recentes contatos. O Vale do Javari, onde ele estava, é a região do mundo que concentra a maior quantidade de povos isolados do mundo. 

Velório 

O indigenista está sendo velado em cerimônia aberta ao público nesta sexta-feira no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. O corpo dele será cremado às 15h. 

Quatro suspeitos de envolvimento com a morte dos dois foram presos até o momento. Amarildo da Costa, conhecido como "Pelado", o irmão dele, Oseney da Costa, o "Da Costa; Jeferson da Silva Lima, o "Pelado do Dinha"; e Gabriel Pereira Dantas. A polícia não descarta a existência de um mandante. A lancha usada pelos dois passou por pericia. O resultado deve sair em até 30 dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação