Covid-19: Saúde registra 2 mil casos positivos e taxa de transmissão recua

Boletim Epidemiológico confirmou 2.771 diagnósticos positivos para covid-19. Taxa de transmissão se aproxima de 1 após sucessivas quedas, e chega a 1,18

Correio Braziliense
postado em 28/06/2022 19:59
 (crédito: Instituto La Jolla de Imunologia/ Reprodução)
(crédito: Instituto La Jolla de Imunologia/ Reprodução)

O Distrito Federal registrou 2.771 diagnósticos positivos para a covid-19 nesta terça-feira (28/6). De acordo com o Boletim Epidemiológico, publicado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), os casos representam 2.965 pessoas infectadas a menos do que foi confirmado na segunda-feira (27/6), onde 5.736 testaram positivo.

Desta forma, a capital federal soma 800.089 infectados com o vírus desde o início da pandemia. Já a taxa de transmissão do novo coronavírus têm dado trégua aos brasilienses. Pelo décimo dia seguido ela recuou e chegou a 1,18 nesta terça-feira (28/6).

Segundo a pasta responsável, o índice estava em 1,25 na segunda-feira (27/6). Apesar da queda, o número não está de acordo com o valor considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — abaixo de 1. Neste momento, a taxa demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 118.

Mortes

Não houve registro de mortes ocorridas nas últimas 24 horas. Entretanto, a Secretaria de Saúde (SES-DF) notificou três óbitos que aconteceram entre 20 e 25 de junho. Todas as vítimas tinham acima de 60 anos. No total, o DF soma 11.752 mortes em decorrência da covid-19.

Todos os infectados sofriam de alguma comorbidade. Duas pessoas apresentavam nefropatia, uma apresentava distúrbios metabólicos, duas apresentavam pneumopatia e duas tinham cardiopatia.

Em relação às médias móveis — levantamento realizado pelo Correio — a de infecções chegou a 4.026 nesta terça-feira (28/6), o que representa diminuição de 19% em relação há 14 dias. Já a média móvel de óbitos está em 5,4, o que demonstra um aumento de 350% na comparação com o cálculo de duas semanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação