PANDEMIA

Covid-19: médias móveis de casos e mortes são as menores do ano no DF

Transmissão sobe pela quarta vez seguida e atinge 0,82. Secretaria de Saúde registrou seis óbitos nesta sexta-feira (26/11), ocorridos entre agosto e 1º de novembro

Ana Isabel Mansur
postado em 26/11/2021 21:48 / atualizado em 26/11/2021 21:52
As médias móveis ajudam a visualizar o desenvolvimento do cenário epidemiológico porque amenizam possíveis atrasos nas notificações -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
As médias móveis ajudam a visualizar o desenvolvimento do cenário epidemiológico porque amenizam possíveis atrasos nas notificações - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal alcançou, nesta sexta-feira (26/11), as menores médias móveis de 2021, tanto para óbitos quanto para infecções de covid-19. O cálculo para as mortes está em 6,4, o que representa queda de 30,4% em relação ao dado de 12 de novembro, 14 dias atrás. A média de casos está em em 99,8 — número 39,9% inferior ao valor das duas últimas semanas.

As médias móveis ajudam a visualizar o desenvolvimento do cenário epidemiológico porque amenizam possíveis atrasos nas notificações. Os cálculos são refeitos diariamente, a partir dos valores do dia e dos seis anteriores.

A taxa de transmissão da covid-19 subiu, pela quarta vez consecutiva, nesta sexta-feira (26/11). O índice chegou a 0,82 — há uma semana, o número estava em 0,72. O indicativo indica controle na reprodução da pandemia quando está abaixo de 1. O valor desta sexta (26/11) mostra que cada 100 pacientes com a doença podem contaminar, em média, 82 pessoas.

Boletim

A SES-DF confirmou mais 75 casos da doença, elevando o total de infecções a 517.608 — dessas, 505.774 (97,7%) são consideradas recuperadas.

Não houve registro de mortes ocorridas nas últimas 24 horas. Entretanto, a Secretaria de Saúde (SES-DF) notificou seis óbitos — um é de agosto; três são de setembro; um data de outubro; e um ocorreu em 1º de novembro. As vítimas tinham acima de 70 anos. No total, o DF soma 11.026 mortes em decorrência da covid-19.

Apenas um paciente não sofria de nenhuma comorbidade. Quatro pessoas apresentavam problemas cardíacos e uma tinha distúrbios metabólicos. Pneumopatia e imunossupressão acometiam, cada, um paciente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação