crime

Quadrilha fraudava documentos de funcionários de escola para fazer empréstimos

. Investigações revelaram que os criminosos abriam contas bancárias, solicitavam empréstimos e realizavam movimentações financeiras.

Ana Luisa Araujo
postado em 30/06/2022 10:10
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

Uma quadrilha especializada em fabricar documentos falsos de colaboradores de uma escola particular de Brasília foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeada na manhã desta quinta-feira (30/6). Investigações revelaram que os criminosos abriam contas bancárias, solicitavam empréstimos e realizavam movimentações financeiras.

As investigações começaram em março do ano passado, quando a instituição de ensino comunicou à PCDF que sete colaboradores tiveram os documentos pessoais  — contracheques e cartas de apresentação — utilizados indevidamente em instituições financeiras.

“O prejuízo para as pessoas que tiveram os dados clonados e bancos está calculado em mais de R$ 70 mil. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, com penas previstas de um a cinco anos de reclusão”, destaca o delegado Wisllei Salomão, coordenador da  Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf).

Ainda de acordo com a apuração policial, um ex-empregado da escola é suspeito de ser o mentor da prática. Durante a operação, foram realizadas buscas nos endereços dos envolvidos em Samambaia, Guará e São Sebastião. Dois dos acusados já são investigados por uso de documento falso e estelionato e estão em liberdade provisória.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação