Pandemia

'A gente vive um novo momento da covid no DF', avalia Ibaneis

Na tarde desta quarta-feira (1º/6), o governador anunciou que o DF dará início à aplicação da quarta dose em pessoas com 50 anos ou mais e servidores da saúde nesta sexta-feira (3/6)

Um dia após anunciar em uma rede social o início da vacinação com a 4ª dose do imunizante contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais e servidores da saúde, o governador Ibaneis Rocha (MDB) avaliou, nesta quinta-feira (2/6), o cenário do combate ao vírus de forma positiva no Distrito Federal, graças ao avanço da aplicação das vacinas.

"A gente vive um novo momento da covid no DF e, como de certo, no país todo por conta da vacinação", ressaltou Ibaneis. A aplicação da quarta dose para o perfil anunciado terá início nesta sexta-feira (3/6). Segundo o chefe do Executivo local, a capital registra um nível de internação baixo e poucas mortes por covid-19, apesar do aumento recente no número de casos notificados pela Secretaria de Saúde.

Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) nesta quarta-feira (1º/6) indicou, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 2 mil casos da doença confirmados no DF. Um óbito foi notificado pela secretaria. Além disso, a taxa de transmissão está em 1,47, valor acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é abaixo de 1.

O governador acredita que a imunização é o caminho certo a ser seguido. "Nós vamos insistir na vacinação, vamos fazer campanhas de vacinação, nós queremos a população do Distrito Federal toda vacinada para que a gente tenha maior tranquilidade no enfrentamento dessa doença", ressaltou.

De acordo com Ibaneis, a covid-19 não irá sumir, sendo importante a vacinação para combatê-la. "Nós vamos ter que aprender a conviver com ela, não adianta que nós não vamos conseguir eliminá-la", pontuou o governador, destacando que, além da quarta dose, as crianças também estão recebendo a dose de reforço.

Saiba Mais