Vacinação

Grandes filas marcam vacinação contra a covid-19 na 612 Sul

Brasilienses que tem 50 anos ou mais enfrentaram fila de uma hora e meia para receber a quarta dose do imunizante contra a covid-19

Cerca de 70 carros com pessoas interessadas em receber a vacina contra a covid-19 aguardavam atendimento na Unidade Básica de Saúde 1 (UBS), localizada na 612 sul, por volta das 19h30 desta segunda-feira (6/6). Com estimativa de 1h30 para tomar a quarta dose de reforço, o público que tem 50 anos ou mais precisou enfrentar a fila.

A unidade de saúde é a única que possui aplicação do imunizante na parte da noite, entre 18h e 22h, de segunda-feira a sexta-feira. Mesmo com a demora, o analista de sistemas Wilson Rocha permaneceu e disse ao Correio que tomar a quarta dose da vacina contra o vírus é fundamental.

“Eu estou em casa há dois anos e meio, inclusive meu trabalho permaneceu em home office. Mesmo sem a obrigatoriedade eu uso máscara e continuo me cuidando. Mas entendo que tomar a vacina é importante para frear a disseminação do vírus”, disse Wilson, que, aos 54 anos, pode receber a segunda dose de reforço.

Rafaela Martins/CB/DA Press - Ao longo do dia, longas filas foram registradas na UBS 1, localizada na 612 Sul

Liberação

A quarta dose da vacina (segunda dose de reforço), recomendada pelo Ministério da Saúde para pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde de todas as idades, considera a necessidade de fortalecer a imunização e frear a nova onda de contaminações.

Segundo o Ministério da Saúde, a quarta dose está disponível para quem se encaixa na faixa etária e tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da que foi aplicada anteriormente.

A segunda dose de reforço está disponível desde sexta-feira (3/6), em todo o Distrito Federal.

Saiba Mais