Projeto de lei

Deputado propõe mudar nome de autódromo após fala racista de Piquet

Pedido de mudança veio após o ex-piloto Nelson Piquet chamar o heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, de "neguinho"

Pablo Giovanni*
postado em 08/07/2022 15:47 / atualizado em 08/07/2022 15:50
O autódromo recebeu o nome de Nelson Piquet em 1987 -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
O autódromo recebeu o nome de Nelson Piquet em 1987 - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Após Nelson Piquet usar o termo “neguinho” para se referir ao heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer tirar o nome do ex-piloto do autódromo Internacional Nelson Piquet.

A PL é de autoria do deputado distrital Fabio Félix (Psol) e menciona trechos de uma entrevista do ex-piloto, em 2021. Na gravação, é possível ouvir Piquet chamando o heptacampeão de “neguinho”, ao comentar um acidente envolvendo o inglês e o atual campeão Max Verstappen — casado com a filha do ex-piloto — durante o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra.

"O 'neguinho' meteu o carro de não deixou (Verstappen desviar). O ‘neguinho’ deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f**eu. Fez uma p**a sacanagem", criticou Piquet, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira.

Em resposta ao ex-piloto, Lewis Hamilton escreveu um tweet. “É mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo delas minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação." E postou uma frase em português em seguida.

PL sugere mudança

Ao pedir a mudança do nome do autódromo, o parlamentar cita que as recentes declarações do ex-piloto são de teor racista e homofóbico, e “tornaram sua associação com o Distrito Federal motivo de constrangimento para nossa população”. O autódromo faz parte do complexo poliesportivo Ayrton Senna.

Para isso, o projeto sugere a mudança para "Autódromo de Brasília”, sem referência a Piquet, que ganhou a homenagem em 1987, quando se consagrou tricampeão da Fórmula 1. “É inadmissível, por essas razões, que um equipamento esportivo da importância do autódromo do Complexo Ayrton Senna seja denominado em homenagem ao ex-piloto, que não se constrange de utilizar com nítido caráter racista, em reiteradas ocasiões. É preciso que este equipamento público, ao ser novamente colocado à disposição da população do Distrito Federal, seja conhecido apenas como ‘Autódromo de Brasília’”, cita trecho da PL.

Para que seja aprovada pela Câmara Legislativa, o projeto pode passar por audiências públicas. Os distritais entraram de recesso na última sexta-feira (1°/7), e retornam ao plenário na primeira semana de agosto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação