Manifestação

Ativistas ambientais organizam ato em defesa da Estação Águas Emendadas

Ambientalistas, ciclistas, artistas e moradores se unem, amanhã, em abraço simbólico com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de proteger a riqueza natural da estação ecológica

Eduardo Fernandes*
postado em 29/07/2022 06:00 / atualizado em 29/07/2022 13:09
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A proteção ao meio ambiente é tarefa de todos. Com base nessa premissa, o movimento Abraço das Águas, amanhã, surge como uma forma de defender a Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), localizada em Planaltina, Distrito Federal. Ambientalistas, ciclistas, artistas e moradores se unem com o objetivo de defender a riqueza natural que os rodeia e protestar contra a degradação dentro e fora do espaço.

O ambientalista Marcelo Benini, 52 anos, é idealizador e coordenador dos Guardiães de Águas Emendadas (Gae), grupo responsável pela criação do projeto. Segundo ele, somente a união de toda a população do DF pode trazer a tona a importância da preservação de uma das maiores reservas naturais da capital do país.

Marcelo ressalta que problemas relacionados ao desmatamento, uso indevido de água, caça e pesca ilegais, animais domésticos dentro da estação e riscos de incêndio cresceram exponencialmente. Outro fator citado pelo ambientalista é o processo de urbanização que se desenha no entorno do parque. "Precisa haver mais fiscalização do poder público", reforça.

Ativismo

Adeilton Oliveira de Souza, 48, é professor de arte e ciclista há 10 anos, ele estará presente ao lado de outros colegas no movimento em defesa à Estação Ecológica. Juntos, todos farão uma volta de bicicleta no entorno do parque, uma distância de aproximadamente 42 quilômetros. "Vamos agregar o máximo de pessoas e mostrar que estamos aqui, de olho. O governo cuida, mas a gente fiscaliza", pondera.

A cantora e compositora Keilah Diniz, 71, é uma das ativistas ambientais que estarão no protesto. Mesmo morando no Guará, ela é frequentadora assídua da região e se desloca para aproveitar a beleza da natureza.  "Considero fundamental a participação da sociedade em atos que chamem a atenção tanto dos órgãos públicos como da população em geral", ressalta.

"Eu vivo a proteção da natureza como uma missão de vida", diz Mayrla Silva, 24, comunicadora e estudante de educação ambiental. A jovem aprendeu com o pai, que é produtor rural, a necessidade de cuidar das riquezas naturais — não somente amanhã, mas todos os dias. 

Riqueza ambiental

Thiago Ávila, socioambientalista e diretor do Instituto Bem Viver no Brasil destaca a relevância da nascente da reserva para o continente, uma vez que ela brota de uma vereda de 6 quilômetros de extensão e corre em direções opostas às águas de duas bacias hidrográficas: Tocantins/Araguaia e a bacia do Prata. "A estação ecológica possui, em seus mais de 10 mil hectares preservados, uma riqueza natural muito importante. Ela é lar de diversas espécies de mamíferos, alguns ameaçados de extinção, como a onça pintada, o lobo guará, o tamanduá, entre outros", descreve Thiago. A área também é foco de inúmeras pesquisas sobre o cerrado.

O outro lado

Por meio de nota, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável pelos cuidados e fiscalização da área, afirmou ao Correio que tem desenvolvido ações para tentar prevenir incêndios florestais, além de monitorar constantemente o parque e evitar qualquer tipo de ato que prejudique a biodiversidade do local. O órgão ressaltou que a Esecae receberá mais de R$ 5 milhões por meio de compensação ambiental para investimentos em obras de melhoria, como a reforma do centro de visitação e da sede administrativa. Sobre as ocupações irregulares o Ibram disse que "o Supremo Tribunal Federal (ADPF 828) proibiu a derrubada de edificações consolidadas antes da pandemia até 31 de outubro deste ano".

 

*Estagiário sob a supervisão
de Márcia Machado

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Evento

9h: chegada 

9 às 10h30: momento cultural: falas, performances e apresentações artísticas livres

10h30 às 11h: chegada dos ciclistas do 1º Pedal Abraço das Águas

11h às 11h30: abraço na Esecae

11h30 às 12h: dispersão e encerramento

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação