Eleições 2022

PSB confirma candidatura de Rodrigo Rollemberg à Câmara dos Deputados

Ex-governador Rodrigo Rollemberg foi sabatinado neste domingo, em convenção do PSB. Pelo Twitter, ele também confirmou que concorrerá a deputado federal

Sarah Paes - Especial para o Correio
Pablo Giovanni*
postado em 31/07/2022 14:23 / atualizado em 31/07/2022 16:18
 (crédito: Sarah Paes/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Sarah Paes/Esp. CB/D.A Press)

Em convenção na manhã deste domingo (31/7), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou a candidatura de Rodrigo Rollemberg a uma das cadeiras da Câmara dos Deputados. A convenção que também confirmou os candidatos a deputado distrital, outros deputados federais e a aposta do partido ao Buriti ocorreu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Rollemberg, governador do Distrito Federal de 2014 a 2018, concorrerá com o atual deputado e candidato à reeleição, o professor Israel Batista, que teve o nome sabatinado pelo PSB neste domingo, e mais sete pessoas (veja abaixo a lista completa). Durante seu discurso, no entanto, afirmou que nenhum dos candidatos do PSB são concorrentes entre si e pediu para que se olhassem apenas como aliados.

Durante a convenção afirmou que o seu partido é o que possui maior representatividade na bancada da CLDF e exaltou a necessidade de substituir o governador Ibaneis Rocha (MDB). “Vamos derrotar o Ibaneis porque não podemos admitir que na capital da república tenhamos gente como a gente passando tanta fome. Além disso, a corrupção na saúde é muito grande. Apenas durante o mandato dele quase metade da cúpula da Secretaria de Saúde foi presa por envolvimento em casos de corrupção durante a pandemia de covid-19. Não podemos deixar esse governador que gosta mais das suas fazendas no Piauí do que de Brasília continuar governando a nossa cidade”, afirmou em tom imperativo.

O candidato à vaga na Câmara ainda convocou seus apoiadores a realizar movimentos de campanha nas redes sociais e nas ruas e condenou o atual governo por promover um discurso de ódio e de não aceitação das diferenças. “Nós temos também uma missão para o país. Sempre soubemos conviver com as diferenças. Não podemos achar que somos melhor do que ninguém por sua preferência eleitoral. Temos que respeitar e promover as diferenças. A diversidade é um bem é um dom que temos nesse país e devemos respeitá-la. Não podemos deixar que o discurso de ódio atual se perpetue", reiterou.

Rollemberg ainda aproveitou sua fala para fazer um pedido ao, agora confirmado candidato ao Buriti pelo PSB, Rafael Parente. “Quando você estiver no governo, peço que sempre reflita o que é melhor para a população mais pobre. E coloque os interesses da população acima de qualquer outro interesse”.

  • Convenção do PSB para apresentar o candidato Rafael Parente ao governo do Distrito Federal. Sarah Paes/Esp. CB/D.A Press
  • Convenção do PSB na Câmara Legislativa do DF. Deputada Luzia de Paula Minervino Júnior/CB/D.A. Press
  • Convenção do PSB na Câmara Legislativa do DF. Janaína Almeida e professora Ana Helen Minervino Júnior/CB/D.A. Press
  • Convenção do PSB na Câmara Legislativa do DF. Eleitores Minervino Júnior/CB/D.A. Press

Em entrevista ao Correio na sexta-feira (29/7), Rollemberg afirmou que o eleitor do Distrito Federal vai avaliar a trajetória dele na capital, onde exerceu as funções de deputado distrital, federal, senador e de governador. “Tenho sentido um carinho e uma receptividade muito boa nas ruas”, comentou.

Por meio das redes sociais, o governador também confirmou a pré-candidatura:

Candidatos do PSB à Câmara dos Deputados

  • -Mãe Baiana
  • Rodrigo Rollemberg
  • Professor Israel Batista
  • Paula Benett
  • Larissa Schmidt
  • Japão Viela
  • Marcos Wesley
  • Estevão Lopes
  • Professor Cristiano

*Estagiário sob a supervisão de Mariana Niederauer 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação