Há 86 dias sem chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (1º/8), um alerta laranja para o Distrito Federal, em razão da baixa umidade do ar, que varia entre 12% e 20% na capital do país. Segundo o Inmet, a massa de ar seco pode provocar riscos de incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de outros perigos à saúde. A mínima para o DF, hoje, deve chegar a 15%.
De acordo com a meteorologista Andréa Ramos, algumas regiões administrativas, até o momento, começam a registrar um percentual baixo na sua umidade. “Gama e Águas Emendadas estão com 17% e a menor, Brazlândia, chegou a 16%. No Plano Piloto a porcentagem se estabelece em 21%”, informa.
Previsão
A previsão para o início do período de chuvas no DF segue indefinida. Andréa Ramos afirma que nos próximos dias o clima deve continuar de baixa umidade. "Até o decorrer dessa primeira semana de agosto ainda tem a persistência da massa de ar seco”, descreve.
Ainda de acordo com ela, o padrão de temperaturas na capital federal deve variar entre 12ºC e 30ºC. O clima seco, segundo Andréa, persiste em decorrência dessa massa de ar seco que perdura no DF desde julho e ajuda a manter o calor e a baixa umidade.
Orientações:
— Beba bastante líquido.
— Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
— Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
— Atividades físicas não são recomendadas.
— Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
* Estagiário sob supervisão de Malcia Afonso
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.