Justiça

Com registro de "atividades maliciosas", site do TJDFT é retirado do ar

Corte determinou a suspensão do expediente dos servidores após o site ficar fora do ar. Equipe técnica do tribunal trabalha para entender de onde saiu a atividade, mas garante que dados e informações não foram perdidos

Correio Braziliense
postado em 01/08/2022 18:45 / atualizado em 01/08/2022 18:45
A atividade maliciosa no sistema do TJDFT ocorreu na madrugada de domingo (31/7), no acesso ao datacenter -
A atividade maliciosa no sistema do TJDFT ocorreu na madrugada de domingo (31/7), no acesso ao datacenter -

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) abriu investigação interna após uma “atividade maliciosa” ter sido detectada no site da Corte, que fez com que o sítio fosse retirado do ar. De acordo com o tribunal, não houve interrupção da jurisdição, que continua a ser prestada pelos desembargadores e juízes.

A atividade maliciosa ocorreu na madrugada de domingo (31/7), no acesso ao datacenter do sistema da Corte. De acordo com o tribunal, as equipes de cibersegurança realizaram contenções de forma que fossem preservados os sistemas judiciais e administração, além de toda a base de dados. Com o sistema fora do ar, foi suspenso o expediente dos servidores, que deve ser retomado quando o sistema for restabelecido.

“A Corte informa, ainda, que os prazos dos processos judiciais e administrativos que devam ter início ou fim, nesta segunda-feira (1º), ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente”, informou o TJDFT, em nota.

Indícios

A área técnica trabalha para apurar de onde partiu a atividade suspeita no acesso ao datacenter e ao pronto desligamento dos sistemas e do site do TJDFT. Com isso, a Corte não descarta que houve crime cibernético e, caso haja indícios, “a polícia será formalmente acionada”, acrescenta o tribunal.

Caso de invasão

No início de março, o grupo de hackers Paraná Cyber Máfia derrubou o site da Secretaria de Saúde (SES-DF). Ao atacar a página, o grupo ironizou a segurança frágil do site. “Quem diria que um plugin desatualizado me daria acesso ao servidor do Governo do Distrito Federal”, afirmou. No Twitter, o grupo zombou d GDF, mandando um “grande abraço”.

“Alguém chama a equipe de TI do TSE para cuidar desse servidor aqui HAHAHAH Com certeza ficará 'inhackeavel'. Achei que era em Brasília que o pessoal levava segurança a sério. Acho que me enganei. Pau no c... de todos os engravatados de Brasília, vão se f... seus vermes parasitas”, dizia a mensagem do ataque da manhã de 1º de março de 2022. O site da secretaria ficou fora do ar, na ocasião. 

Ao tomar posse do site, o grupo sugeriu que o GDF chamasse algum TI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em alusão às tentativas de ataques sofridos no sistema do tribunal no final de 2020. O grupo, no início do mês passado, foi o responsável por derrubar sites ligados ao governo do Rio Grande do Sul e, na época, assumiu a autoria dos ataques.

Em julho deste ano, contudo, o hacker que invadiu o portal foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), que prendeu o homem em Curitiba.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação