CRIME

Ataque hacker derruba sistema de informática do Sebrae em todo país

O sistema está fora do ar desde segunda-feira (27/3) e ainda não tem previsão para retornar. Outros canais de atendimento foram disponibilizados aos pequenos empresários

Aline Brito
postado em 30/03/2022 22:25 / atualizado em 30/03/2022 22:25
Nas redes sociais, os usuários dos sistemas do Sebrae têm reclamado da demora na resolução do problema -  (crédito: Sebrae-DF/Divulgação)
Nas redes sociais, os usuários dos sistemas do Sebrae têm reclamado da demora na resolução do problema - (crédito: Sebrae-DF/Divulgação)

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) informou na terça-feira (29/3) que os sistemas de informática da entidade estão fora do ar após sofrerem um ataque cibernético. Ao Correio, a empresa afirmou que os sites em todo país foram derrubados desde segunda-feira (28/3), mas há relatos de pessoas que não conseguem acessar o sistema desde domingo (27/3).

Nas redes sociais, os usuários dos sistemas do Sebrae têm reclamado da demora na resolução do problema. “Solução mais demorada. Desde 27/3 fora do ar”, disse uma seguidora. Em nota, a entidade assegurou que está trabalhando “pelo restabelecimento dos sistemas para normalizar o acesso aos canais de atendimento o mais rápido possível, incluindo o portal e todos os serviços oferecidos”.

“O Sebrae tomou providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, provocadas por um ataque cibernético, sejam resolvidas, a fim de remediar danos e responsabilizar os infratores envolvidos. Desde o primeiro instante estamos trabalhando para estabelecer uma previsão de normalidade”, informou o serviço. Até a publicação desta matéria, o sistema permanece inacessível e sem previsão para ser restabelecido. 

Atendimento aos pequenos empresários

Os sites do Sebrae são o principal meio de informação e atendimento para micro e pequenos empresários. Com a queda do sistema, a entidade disponibilizou outros canais para que o público possa esclarecer dúvidas ou ter acesso aos serviços oferecidos.

O atendimento aos empresários de pequenos negócios segue pelo canal 0800 570 0800, que funciona tanto por ligação telefônica, quanto pelo Whatsapp. “Os clientes e público serão atualizados oportunamente”, garantiu o Sebrae sobre a resolução do problema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação