Eleições 2022

Reunião promovida por Paula Belmonte provoca nova crise no PSDB-Cidadania

Deputada fez a convenção da federação no último domingo (31/7), mas tucanos argumentam que não teve a presença de integrantes do partido e pedem nulidade da reunião no TSE. Paula também se autodeclarou candidata ao GDF

Pablo Giovanni*
postado em 03/08/2022 05:55 / atualizado em 03/08/2022 16:00
Deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) e senador Izalci Lucas (PSDB-DF) -  (crédito: Ed Alves e Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) e senador Izalci Lucas (PSDB-DF) - (crédito: Ed Alves e Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os conflitos que envolvem a aliança PSDB-Cidadania no Distrito Federal ganharam mais um episódio nesta semana. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) promoveu uma reunião para definir a nominata do grupo, mas sem a participação de tucanos, cujo partido coordena a federação no DF. Para eles, o encontro não teve validade nem caráter legal.

A reunião, com ata registrada como convenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorreu no domingo (31/7). Paula Belmonte afirmou que seguiu o calendário da reunião regional do partido — marcada, inicialmente, para 31 de julho, na sede do PSDB-DF, mas postergada para a próxima sexta-feira (5/8), pela internet.

A deputada federal afirmou que, no domingo (31/7), o prédio estava de portas fechadas e que não havia qualquer representante da sigla presente. Por isso, decidiu fazer a convenção "debaixo de sol" e do lado de fora do edifício. "É preciso lamentar a atitude do senador (Izalci Lucas), que convocou essa reunião, não comunicou o cancelamento e sequer apareceu", criticou Belmonte.

A ata da reunião foi protocolada nesta terça-feira (2/8) no sistema do TSE e contém seis pré-candidatos a deputado federal e 17 para a Câmara Legislativa. Seis integrantes do Cidadania participaram. 

PSDB pede nulidade

O diretório regional do PSDB enviou à Justiça Eleitoral um documento que pede a nulidade da reunião promovida por Paula Belmonte, sob a justificativa de que a federação vai definir os rumos da aliança em 5 de agosto. A petição menciona a decisão da executiva nacional que deu a Izalci aval para ser candidato ao Palácio do Buriti.

A legenda ainda argumentou que, pela determinação do presidente nacional da federação, Bruno Araújo (PSDB-BA), de extinguir o colegiado do DF e passar para Izalci a coordenação da aliança, Paula Belmonte ficou destituída do cargo de vice-presidente regional do grupo. O diretório distrital do Cidadania, por outro lado, justificou que desconhece a informação.

Regras

Uma resolução de dezembro de 2021, assinada pelo então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, estabelece que não serão recebidas, "em qualquer hipótese, ata em nome isolado de partido político que integre federação".

Até o momento, há seis pré-candidatos confirmados na disputa para Palácio do Buriti. Porém, só dois estão com os nomes homologados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. 

Entenda o caso

O resultado da reunião do PSDB-Cidadania, em 26 de julho, acabou como caso de polícia. A executiva da federação, por 13 votos a seis, deu a Izalci Lucas a confirmação da pré-candidatura ao Palácio do Buriti, o que contrariou o projeto de Paula Belmonte, que pretendia se unir ao União Brasil na chapa a ser encabeçada pelo senador José Antônio Reguffe (UB).

Depois de sacramentado o revés da candidatura pela federação, Paula apresentou um atestado médico e não pôde participar da reunião da federação marcada para 27 de julho. Posteriormente, ela acusou o senador de vazar o documento e decidiu protocolar uma petição contra ele no Supremo Tribunal Federal. O senador, em resposta à reportagem do Correio, negou a acusação.

*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação