ELEIÇÕES 2022

Reviravolta: Após vídeo, União Brasil lança candidatura de Reguffe ao GDF

Partido no DF publicou anúncio de senador como pré-candidato ao Buriti, depois de reunião com integrantes, sem Reguffe. Mais cedo, ele compartilhou vídeo denunciando falta de apoio da sigla

Ana Isabel Mansur
Pablo Giovanni*
postado em 04/08/2022 16:38 / atualizado em 04/08/2022 17:36
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O União Brasil do Distrito Federal anunciou a candidatura do senador José Antônio Reguffe (UB) ao Governo do DF. Em nota divulgada pelas redes sociais, o partido destaca que se mantém leal a "todos os compromissos firmados" com o senador, que se filiou à sigla em março. A confirmação será feita mais tarde nesta quinta-feira (4/8), na convenção regional do União Brasil.

Manoel Arruda, presidente do partido no DF, assina a nota. "Precisamos de um líder forte, corajoso, transparente e decidido, para que nós do União Brasil e os brasilienses possamos confiar para cuidar do povo do Distrito Federal", elogiou, no texto. Veja o vídeo do anúncio do presidente da sigla.

Na manhã desta quinta (4/8), Reguffe compartilhou um vídeo nas redes sociais denunciando a falta de apoio do próprio partido para seguir na corrida ao Palácio do Buriti. Na postagem, ele afirmou que o União Brasil não quer sua candidatura e chegou a dar um ultimato, com ares de previsão: “Serei candidato a governador ou a nada. Pelo visto, a nada.” 

Reguffe ainda não se manifestou sobre a decisão do partido. Minutos antes do pronunciamento sobre a candidatura, a deputada distrital Júlia Lucy (UB), pré-candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados, havia compartilhado um versículo bíblico sobre "o Reino dos Céus ser tomado à força", por quem se apodera dele. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Reguffe (@reguffe_oficial)

Logo em seguida, a parlamentar chamou de "boataria" as conversas sobre o senador não ser candidato ao Buriti pelo União Brasil. "Confirmada a candidatura de Reguffe ao GDF. Chega de boataria! Viva a política limpa!", escreveu. Ela havia se oferecido, nessa quarta (4/8), para ser vice do senador em uma possível chapa.

Nessa quarta-feira (4/8), a sigla anunciou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no cenário nacional. O movimento aproximou o partido do governador Ibaneis Rocha (MDB), que disputa a reeleição e dará palanque a Bolsonaro no DF. 

A ponte entre o União Brasil e o presidente foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que foi secretário de Segurança Pública de Ibaneis. 

Repercussão

Depois que Reguffe desabafou nas redes sociais sobre o próprio partido não apoiá-lo na corrida ao Palácio do Buriti, alguns pré-candidatos se solidarizaram com o senador. Entre os nomes, estão pessoas de diferentes espectros políticos, inclusive rivais de Reguffe na disputa eleitoral a governador, como Rafael Parente (PSB), que elogiou o colega. "Quero prestar toda a minha solidariedade ao meu amigo Reguffe, que foi mais uma vítima da política de interesses escusos. O DF não pode continuar sendo um balcão de negócios com o menosprezo de valores como a integridade e a competência", defendeu. 

O ex-governador Rodrigo Rollemberg, também do PSB, criticou a postura do União Brasil e demonstrou apoio a Reguffe. "O que o União Brasil está fazendo com o Reguffe nesse momento é o retrato da política suja que se faz no Brasil. Reguffe foi um bom deputado, um bom senador e seria um candidato a governador muito competitivo", compartilhou. 

Encontro

Após idas e vindas, o União Brasil reforçou o apoio a candidatura de Reguffe, em uma reunião com integrantes do partido — à qual o senador não compareceu. Em vídeo, o presidente da legenda no Distrito Federal, Manoel Arruda, detalhou que cumpriu “com lealdade” todos os compromissos firmados com o senador e, por isso, o nome dele vai ser homologado em convenção do partido, nesta quinta-feira (4/8).

“Na convenção partidária, precisamos de um líder forte, corajoso, transparente e decidido, para que nós, do União Brasil, e os brasilienses, em especial, possamos confiar para cuidar do povo do Distrito Federal”, salientou o líder do partido, no DF. O encontro não teve a presença de Reguffe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação