Eleições

Caso seja reeleito, Ibaneis pretende manter modelo do Iges-DF

Caso seja reeleito, governador afirma que construirá hospitais em São Sebastião, Recanto das Emas e outros no Centro Sul, todos administrados pelo Iges. Modelo de escolas militarizadas também será mantido

Eduardo Fernandes*
postado em 16/08/2022 15:50 / atualizado em 23/09/2022 21:53
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

No primeiro dia oficial de campanha, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi o convidado do CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — desta terça-feira (16/8). Em busca da reeleição, o chefe do Executivo local, em entrevista à jornalista Ana Maria Campos, destacou as principais áreas trabalhadas durante a gestão e garantiu que deve manter o modelo de trabalho feito pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF). Além disso, também confirmou a candidatura ao Senado pela companheira de chapa e deputada federal Flávia Arruda (PL).

Ele, inclusive, afirma que pedirá votos para a aliada, que o acompanhado na corrida eleitoral e feito uma belíssima campanha, em sua avaliação. "A candidata que eu vou apoiar diretamente, vou pedir votos é a senadora Flávia Arruda. Ela está na nossa coligação, tem se colocado ao meu lado em todos os momentos”, diz o governador, que ainda teceu elogios à também candidata ao Senado, a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos).

Ampliações

Com o pensamento voltado para os projetos de melhorias caso seja reeleito, Ibaneis planeja manter o modelo de serviços prestados pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), que administra os Hospitais de Base e Santa Maria, e outras 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além da gestão realizada, o governador afirma que construirá três novos hospitais em São Sebastião, Recanto das Emas, e outro no Centro Sul que, de acordo com o governador, pode ser um Hospital Geral.

“A ideia é que estejam dentro do (Iges) exatamente pela facilidade de contratação, pela possibilidade de pagar melhores salários para especialistas e precisamos de pessoas especialistas nessas áreas”, ressalta. Em relação à educação, o chefe do Executivo local pretende ampliar para 40 o número de escolas militarizadas no DF. Segundo ele, o modelo vem dando certo e recebeu poucas críticas durante o mandato.

Cenário nacional

Na disputa pela presidência do país, Ibaneis acredita que Jair Messias Bolsonaro (PL) está mais experiente e deve vencer a corrida eleitoral com o ex-presidente Lula (PT). O palanque de Bolsonaro em Brasília tem apoio do governador, que se diz grato pela ajuda do Governo Federal durante a pandemia e, consequentemente.

“Quem anda por Brasília vê uma cidade repleta de obras. Vê uma cidade repleta de infraestrutura. Na área da saúde, quando mais precisamos tivemos o apoio do Governo federal. Se eu negasse isso hoje seria uma traição minha em relação ao que o Governo Federal fez pela minha cidade. Seria muito ingrato com tudo que o presidente Bolsonaro fez pela nossa cidade ao longo desses quatro anos”, reitera Ibaneis.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação