ELEIÇÕES 2022

Conheça Izalci Lucas, candidato do PSDB ao governo do DF

Izalci Lucas deu início à vida política em 1998, quando se candidatou a deputado distrital e assumiu a primeira suplência

Correio Braziliense
postado em 18/08/2022 18:02 / atualizado em 23/09/2022 21:55
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Izalci Lucas Ferreira, 66 anos, é natural do município mineiro de Araújos e é formado em contabilidade. Foi bancário, professor e sindicalista. Deu início à vida política em 1998, quando se candidatou a deputado distrital e assumiu a primeira suplência. Em 2002, foi eleito para a Câmara Legislativa do DF, mas deixou o cargo para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia a convite do então governador Joaquim Roriz.

Nas eleições seguintes, ficou na primeira suplência do cargo de deputado federal e, em 2007, voltou a assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia — dessa vez, na gestão de José Roberto Arruda (PL). Nas eleições de 2010 e 2014, elegeu-se como deputado federal. Em 2018, chegou a ser pré-candidato do PSDB ao GDF, mas acabou se candidatando ao Senado pela primeira vez, elegendo-se com 15,3% dos votos.

Na série de entrevistas com os candidatos ao GDF, promovida pelo Correio, Izalci destacou a área social como um das metas da prosposta de governo. "Governar é você cuidar das pessoas, principalmente aquelas que mais precisam. É dar uma saúde digna, com que a pessoa possa utilizar", afirmou ao CB.Poder o senador e candidato ao governo do DF.

Na proposta de governo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Izalci Lucas elencou 45 metas em 15 eixos temáticos, como educação, saúde, planejamento, meio ambiente e entre outros. Para a candidatura, o senador declarou ao TSE um patrimônio de R$ 8.705.466,03. O candidato concorre ao cargo de governador do DF pelo PSDB, tendo Beth Cupertino (PRTB) como vice.

Debate com os candidatos ao GDF

O debate, uma parceria do Correio com a TV Brasília, vai ao ar nesta quinta-feira (18/08), às 20h30, no canal na TV (HD 6.1 e Net 518) e no site e nas redes sociais do Correio. Será dividido em três blocos e um de considerações finais. A mediação será feita por Gláucia Guimarães, da TV Brasília; e terá a participação dos jornalistas do Correio Ana Maria Campos, Carlos Alexandre de Souza, Denise Rothenburg, Rosane Garcia e Luiz Carlos Azedo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação