Saúde

MPDFT vai acompanhar ações da Secretaria de Saúde contra varíola dos macacos

Ministério Público vai acompanhar ações de combate e prevenção a varíola dos macacos no Distrito Federal. Ao todo, 143 casos foram confirmados na capital do país

Rafaela Martins
postado em 18/08/2022 21:32 / atualizado em 18/08/2022 21:32
Ministério Público requisitou informações sobre a disponibilidade de vacinas e o monitoramento do avanço do vírus -  (crédito: REPRODUÇÃO)
Ministério Público requisitou informações sobre a disponibilidade de vacinas e o monitoramento do avanço do vírus - (crédito: REPRODUÇÃO)

Com o avanço de diagnósticos positivos para a varíola dos macacos, a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) decidiu acompanhar as medidas de prevenção e de combate ao vírus que a Secretaria de Saúde têm implantado no DF.

Desta forma, o Ministério Público requisitou informações sobre a disponibilidade de vacinas e a realização de análise das amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Na quarta-feira (10/8), dez integrantes da força-tarefa do MPDFT se reuniram com representantes da SES para discutir medidas de combate e prevenção à nova varíola e reforçar a necessidade de esclarecer a população sobre o tema.

De acordo com o Ministério Público, a população deve estar atenta aos sintomas e buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) se houver suspeita da doença. Em caso de dificuldade para ter acesso às unidades, ou ao teste que confirma a doença, é possível procurar a Ouvidoria do MPDFT e solicitar providências.

Boletim informativo

Nesta quinta-feira (18/8), a Secretaria de Saúde (SES-DF) publicou novas informações sobre os diagnósticos positivos da varíola dos macacos no DF. Ao todo, 143 casos foram confirmados até o momento.

Desse total, 138 infectados são do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Sobre a faixa etária das vítimas, a pasta esclareceu que todos estão acima dos 18 anos. A SES também acrescentou que 215 casos suspeitos foram descartados após exame laboratorial. Por fim, 126 casos seguem sob investigação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação