Pesquisa Correio/Opinião

Ibaneis Rocha lidera corrida ao GDF, com 38%; Paulo Octávio tem 11%

De acordo com pesquisa Correio/Opinião, a tendência de crescimento das candidaturas de Paulo Octávio, Leila Barros e Leandro Grass abre a possibilidade de uma nova rodada de votações em outubro. Ibaneis Rocha lidera com folga

Ana Maria Campos
postado em 23/08/2022 08:29
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

 Pesquisa Correio/Opinião aponta que, na largada da campanha oficial, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera a corrida ao Palácio do Buriti. Candidato à reeleição, Ibaneis tem 38,6% das intenções de votos, na consulta estimulada, quando um cartão com os nomes dos candidatos é apresentado ao eleitor. Mas os demais concorrentes pressionam e a disputa deve ser decidida no segundo turno.

Candidato do PSD, o empresário Paulo Octávio, que entrou na disputa no último dia 5, tem 11,2%. A senadora Leila Barros (PDT) obteve 8,1% e o deputado distrital Leandro Grass (PV), da federação PT-PV-PCdoB, 5,6%. O candidato da base do ex-presidente Lula começa a crescer no embate. Está tecnicamente empatado com o senador Izalci Lucas (PSDB), da federação PSDB-Cidadania, que registrou 5,2%.

Rafael Parente (PSB) aparece com 2,3% das intenções de votos e Keka Bagno (PSol), da federação PSol-Rede, 2%. Em seguida, vêm Lucas Salles (DC), com 1,2%, Coronel Moreno (PTB), com 1%, Robson Raymundo (PSTU), com 0,5%, Teodoro da Cruz (PCB), com 0,4%, e Renan Coelho (PCO), com 0,3%. Para os entrevistados, outros candidatos não identificados somam 1,1%; 7,8% não souberam avaliar e 15,9% vão votar em branco ou nulo.

 

Pesquisa Correio/Opinião para governador do DF
Pesquisa Correio/Opinião para governador do DF (foto: CB)

A margem de erro da pesquisa é 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Correio/Opinião foi a campo entre 18 e 20 de agosto, na primeira semana de campanha, já com o encerramento do prazo de registro das candidaturas. A disputa começou oficialmente em 16 de agosto.

  • 11/08/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB Poder recebe o pré-candidato ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass (PV). Ed Alves/CB
  • 12/08/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o candidato ao governo do Distrito Federal Rafael Parente. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 10/08/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista Keka Bagno candidatada ao governo do Distrito Federal. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 09/08/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o candidato ao governo do Distrito Federal Senador Izalci Lucas. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Leila Barros: atenção para as pessoas Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 08/08/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o candidato ao governo do Distrito Federal Paulo Octávio. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 16/08/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o Governador Ibaneis Rocha candidato a reeleição ao governo do Distrito Federal. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Espontânea

Na consulta espontânea, Ibaneis tem 27,4%. Em segundo aparecem Leandro Grass, com 3,6%, e Paulo Octávio, com 3,3%. Leila Barros registrou 1,8% e Izalci Lucas, 1,6%.

Segundo Carlos André Machado, sócio-diretor do Grupo Opinião, os resultados da pesquisa espontânea mostram votos consolidados. O entrevistado aponta os nomes de sua preferência.

Pesquisa Correio/Opinião para governador do DF
Pesquisa Correio/Opinião para governador do DF (foto: CB)

O ex-governador José Roberto Arruda (PL), mesmo sendo candidato a deputado federal, foi citado por 1,4%. Em seguida, aparecem Keka Bagno, com 0,7%, Rafael Parente também com 0,7%, o senador José Antônio Reguffe (sem partido), que está fora das eleições, com 0,4%, e a deputada federal Flávia Arruda (PL), candidata ao Senado, com 0,3%. O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), na disputa à Câmara dos Deputados, tem 0,2%. Outros candidatos têm 1,1%. Somam 45,8% os entrevistados que não sabem avaliar e 11,3% vão de votos brancos ou nulos.

Cenários

Nas simulações de segundo turno, Ibaneis Rocha venceria em todos os cenários testados. As disputas mais acirradas ocorrem entre o atual governador, com 48,1%, e a senadora Leila Barros, com 35,9%. Paulo Octávio teria 30,9%, contra 48,3% de Ibaneis.

Se o embate ocorresse com Leandro Grass, o atual chefe do Executivo chegaria a 56,1%. Grass somaria 23,3%. No confronto com Rafael Parente, seria 55,5% para Ibaneis contra 22,3% do candidato do PSB. O governador teria 51,4% no segundo turno com o senador Izalci Lucas, que ficaria com 28,7%.

Pesquisa Correio/Opinião para governador do DF
Pesquisa Correio/Opinião para governador do DF (foto: CB)

Rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos ao governo do Distrito Federal, o nível de conhecimento e potencial de votos, que é um indicativo de possibilidade de crescimento. É a soma dos eleitores que votariam com certeza ou poderiam votar.

O governador Ibaneis Rocha tem rejeição de 35,5% e potencial de votos de 62,4%. Nesse último quesito, Paulo Octávio aparece em segundo, com 48,6%. Ex-vice-governador, ex-senador e ex-deputado federal, Paulo Octávio tem rejeição de 49,1%.

Leila Barros tem rejeição de 48,2%, Izalci Lucas, 59%, Rafael Parente, 68,8%, Leandro Grass, 68,9%, e Keka Bagno, 76,8%.

No quesito potencial de votos e crescimento, Leila Barros tem 47,6%, Izalci Lucas, 35,9%, Rafael Parente, 24,4%, Leandro Grass, 23,6% e Keka Bagno, 15,3%.

Ibaneis é o mais conhecido. Na consulta, 78,7% disseram que o conhecem bem ou conhecem mais ou menos. Paulo Octávio atingiu 60,6% de conhecimento, Leila Barros, 46,7% e Izalci Lucas, 39,1%. Rafael Parente, Leandro Grass e Keka Bagno são os menos conhecidos. Os percentuais registrados foram: 17,8%, 15,3% e 5,7%, respectivamente.

Nota técnica

Pesquisa registrada no TSE sob o número DF-07838/2022, encomendada pelo Correio Braziliense. Correio/Opinião foi a campo entre 18 e 20 de agosto, com 1.111 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.