POLÍCIA

Candidatas do Solidariedade denunciam presidente da sigla no DF por assédio

Postulantes às câmaras dos Deputados e Legislativa registraram boletim de ocorrência contra o ex-parlamentar Hélio José por assédio moral e importunação sexual. Candidato ao Senado no pleito deste ano, ele nega todas as acusações

Pablo Giovanni*
Arthur de Souza
postado em 24/08/2022 23:58 / atualizado em 25/08/2022 14:29
Hélio José reassumiu a presidência do Solidariedade-DF na última quinta-feira (18/8) -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Hélio José reassumiu a presidência do Solidariedade-DF na última quinta-feira (18/8) - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Duas candidatas às câmaras dos Deputados e Legislativa pelo Distrito Federal prestaram queixa na Polícia Civil contra o ex-senador e presidente regional do Solidariedade, Hélio José. As integrantes da sigla o acusam de assédio moral e importunação sexual. O caso foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Asa Sul, nesta quarta-feira (24/8).

Em relato à polícia, a postulante a deputada federal pelo partido contou que recebeu ligação do assessor do ex-senador na terça-feira (23/8) para tratar sobre o material de campanha. Antes do término da ligação, segundo a candidata, o ex-senador teria tomado o telefone do assessor e dito: "Como está deputada? Você é a que promove a alegria dos homens?". Ela relata que respondeu negativamente, mas afirmou ter uma casa noturna que promovia a "alegria de casais". Hélio José teria insistido e qualificado a correligionário como "promotora da alegria de homens".

Além disso, a candidata alegou que, no local de produção do material de campanha, Hélio José teria pedido que só ela e uma segunda postulante à Câmara dos Deputados pelo Solidariedade-DF entrassem na sala de gravação com ele.

Lá, o presidente regional da legenda teria apalpado as costas e as nádegas da denunciante. Em seguida, teria puxado o queixo dela para perto de si e tentado beijá-la. "Quando havia mais gente da coligação, novamente, Hélio disse nos seguintes termos: 'É a deputada aqui quem promove a alegria dos homens'. (A denunciante afirmou) que, novamente, o corrigiu. Todavia, Hélio insistia com as ofensas com o claro intuito de constrangê-la", diz trecho do boletim de ocorrência.

Reunião

O clima de embate prevalecia na sigla desde que Hélio José anunciou apoio à candidatura de Izalci Lucas (PSDB) para o governo do Distrito Federal, no último domingo (21/8). O acordo previa o lançamento do nome do ex-parlamentar ao Senado pela chapa do tucano. No entanto, antes de o ex-senador assumir a presidência do Solidariedade-DF, a legenda integrava a aliança de partidos em torno da reeleição de Ibaneis Rocha (MDB). Por isso, a decisão gerou críticas de integrantes da sigla.

Nessa quarta-feira (24/8), antes do registro do boletim de ocorrência, 24 postulantes a cargos eletivos pelo Solidariedade-DF fizeram uma reunião e assinaram um documento que pede destituição do ex-senador da presidência regional do partido. Nesse encontro, uma candidata a deputada distrital tomou conhecimento das acusações contra Hélio José e relatou à denunciante que havia passado por situação semelhante.

Após a reunião, as duas decidiram ir à Deam. A segunda candidata, quem Hélio José teria tentado beijar, não registrou ocorrência. Ao Correio, o senador afirmou não ter conhecimento sobre qualquer boletim de ocorrência contra ele e negou todas as acusações. Ele considera que a denúncia se trata de "guerra política" e acrescentou que o único contato que teve com as duas candidatas ocorreu durante a gravação do material de campanha para as eleições. "Quem estava lá viu que gravamos o material e, depois, cada um foi para seu canto", respondeu o ex-senador.

*Estagiário sob supervisão de Jéssica Eufrásio

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação