Eleições 2022

Metade dos candidatos ao GDF não envia vídeo para o horário eleitoral

No primeiro dia de veiculação da propaganda obrigatória, dos oito candidatos ao Palácio do Buriti, quatro não enviaram material, entre eles está Rafael Parente, que desistiu nesta quinta (26/8)

Camilla Germano
postado em 26/08/2022 13:46 / atualizado em 26/08/2022 16:33
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A partir desta sexta-feira (26/8), começa a campanha eleitoral gratuita nas emissoras de rádio, televisão e canais por assinatura. Elas serão exibidas até 29 de setembro. No primeiro dia de veiculação da propaganda obrigatória, dos oito candidatos ao Palácio do Buriti que têm direito à exibição, quatro não enviaram material, entre eles está Rafael Parente, que desistiu nesta quinta (26/8)

Para os candidatos ao GDF, as propagandas foram usadas com o objetivo de expor propostas de governo, em alguns casos salientar para qual candidato à Presidência os concorrentes ao Palácio do Buriti estão apoiando e criticar a atual gestão do DF.

A programação obrigatória é dividida por dias e horários dependendo do cargo. As propagandas de candidatos a senador, deputado estadual, distrital e governador serão veiculadas às segundas, quartas e sextas. Já para candidatos à Presidência e deputados federais terão veiculações nas terças, quintas e sábados. (Confira os horários específicos de cada cargo ao fim da matéria).

Veja como foram as propagandas de cada candidato, na ordem de exibição:

Leandro Grass (PV)

O candidato da coligação dos partidos PT, PV e PCdoB teve 1 minuto e 44 segundos de propaganda. O vídeo de Grass, começou com a frase "O candidato de Lula ao Governo".

No tempo, Leandro passou por vários pontos do Distrito Federal, apresentou propostas do seu plano de governo e ressaltou o apoio para o ex-presidente Lula (PT), que concorre para presidente. 

Keka Bagno (PSol)

A assistente social e candidata pela coligação dos partidos PSol e Rede tinha 22 segundos de propaganda, no entanto, a propaganda não foi ao ar.

No fundo azul, os dizeres "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", apareceram durante o tempo determinado para a candidata.

Leila Barros (PDT)

"Você me conhece como a Leila do Vôlei", afirmou a candidata do PDT ao GDF. Ela também falou sobre seu histórico com o DF, a criação em Taguatinga e a importância do esporte em sua vida.

Usando seu tempo de 46 segundos, Leila apresentou ainda propostas de governo e falou da importância de ser uma candidata mulher ao Governo do Distrito Federal.

Ibaneis Rocha (MDB)

O atual governador e candidato a reeleição, Ibaneis Rocha do MDB teve 3 minutos e 12 segundos de propaganda.

Durante o tempo, Ibaneis mostrou seu trabalho à frente do GDF: "Quem anda pelas ruas vê a quantidade de obras acontecendo", ressaltou. O candidato falou também sobre as propostas que terá em um eventual segundo mandato.

Izalci Lucas (PSDB)

Em 58 segundos, o candidato do PSDB falou sobre seu histórico em Brasília, onde foi criado, o trabalho como professor e a carreira pública.

Izalci também usou seu tempo para falar sobre a atual gestão do GDF e afirma que está preparado para assumir o cargo. "Vou começar pela saúde (...) não existe nada mais importante que a saúde", completou.

Rafael Parente (PSB)

O ex-secretário de Educação teria direito a 51 segundos de propaganda eleitoral, no entanto, na quinta-feira (25) Rafael Parente anunciou a desistência da corrida ao GDF em prol do candidato Leandro Grass (PV).

No tempo disponível, a tela ficou com o fundo azul com a frase "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", cumprindo o que estava estabelecido para o candidato.

Coronel Moreno (PTB)

O ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope-PMDF) tinha 21 segundos disponíveis para propaganda eleitoral, mas a propaganda não foi ao ar.

No fundo azul, os dizeres "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", apareceram durante o tempo determinado para o candidato.

Paulo Octávio (PSD)

O ex-senador Paulo Octávio, candidato pelo PSD, tinha 1 minuto e 41 segundos disponíveis para a propaganda eleitoral, mas não também foi ao ar. 

No tempo disponível, a tela ficou com o fundo azul com a frase "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", cumprindo o que estava estabelecido para o candidato.

Outros candidatos

Os candidatos Lucas Salles (DC), Renan Arruda (PCO), Robson (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB) não terão direito ao horário eleitoral gratuito devido à falta de representantes na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Confira os horários de propaganda para cada cargo:

Governador do DF

  • Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras.
  • Horários nas rádios: das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25.
  • Horário nas TVs: das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.

Deputado Distrital

  • Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras
  • Horários nas rádios: 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15.
  • Horários nas TVs: 13h05 às 13h15 e das 20h35 às 20h45.

Senador

  • Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras.
  • Horários nas rádios: 7h às 7h05 e das 12h às 12h05.
  • Horários nas TVs: 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35.

Deputado Federal

  • Dias: Terças, quintas-feiras e aos sábados.
  • Horários nas rádios: 7h12m30s às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25.
  • Horários nas TVs: 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55.

Colaboraram Luciana Duarte, Larissa Pinto e Talita de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação